sábado, 21 de julho de 2007

Jornalistas, cuidado com os títulos!

Não queria começar o blog falando do erro dos outros, mas vale a pena dar uma lembrada neste assunto.
Nos últimos tempos tenho visto alguns títulos de notícias ligeiramente estranhos. Vou exemplificar apenas dois, mas ficando atento é fácil perceber erros diariamente.

Toshiba recolhe mais 10 mil baterias de laptops da Sony
- Lendo apenas o título desta notícia o que você pode pensar? Oras! A Toshiba está recolhendo as baterias, provavelmente defeituosas, dos laptops da Sony. Certo? Claro, que não né? Uma empresa consertando um problema nos aparelhos da concorrente é meio estranho... O fato é que em alguns modelos de notebook da Toshiba possuem baterias da marca Sony. Captou o erro? O "da Sony" se refere as baterias e não aos laptops. Sugestão: "Toshiba recolhe mais de 10 mil baterias da Sony de seus laptops". Melhorou um pouquinho...

Príncipe Charles reduz sua emissão de gases
- Preciso dizer alguma coisa? Obviamente a notícia não fala das flatulências da realeza britânica, mas sim da emissão de carbono nas dependências do Palácio Real. A notícia já tem algum tempo mas não podia deixar de colocar aqui.


Numa segunda análise fica fácil entender a real mensagem, mas para pessoas que costumam passar rapidamente por vários títulos sem ler toda a notícia (quem? eu?) isso pode acabar gerando uma informação errônea. Por essas e outras, tenham cuidado por que eu vou continuar procurando erros!

2 comentários:

Alessandro Martins disse...

Conhecendo como conheço meus coleguinhas é bem capaz de um espertinho ter feito o segundo de propósito... :-)

Abraços!

Felipe Hummel disse...

Então me deixe a par de onde esses seus amigos escrevem notícias! heehehhee
Só pra ver coisas desse tipo.