segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Por que gostam de bloquear o orku*?

Vou logo explicando por que não coloquei o nome ORKUT completo. Aqui na faculdade onde estudo o servidor de proxy bloqueia qualquer URL, repito, qualquer URL com "orkut" contido nela. Logo, se colocasse Orkut no título...

Bem, pelo que ando escutando, em vários lugares vem ocorrendo bloqueios da rede social queridinha dos brasileiros. A alegação é óbvia, o site come banda de Internet que é uma beleza. Os CPDs (Departamento de TI, como desejar) ficam doidos escutando reclamação de como a rede está ficando lenta e que não consegue acessar algum site. E quem é responsável por mais da metade do tráfego? ORKUT!

Aqui na faculdade não é diferente, depois de muitas reclamações por parte do corpo docente, resolveram bloquear em toda rede da universidade. Não é só aqui, isso vem acontecendo faz um bom tempo em várias empresas e instituições. E vos pergunto: isso é realmente necessário?

O grande problema é a eterna vontade de "não-trabalhar", "não-estudar" ou "não-fazer-oque-deveria-estar-fazendo-agora". As pessoas acabam deixando de fazer o que deveriam só para ficar navegando aleatoriamente no Orkut, na maioria das vezes perdendo tempo, fuçando a vida dos outros. É divertido? Pode ser, mas tudo em excesso não é bom, e tem muita gente que acaba comprometendo sua vida escolar ou profissional por causa de um simples site.

Se todo mundo usasse racionalmente o Orkut, será que ele seria bloqueado? Afinal, existem inúmeros outros sites menores e inúteis que as pessoas usam e nem por isso estes são bloqueados.

Por último, não quero dar uma de "amigão", mas com uma dose de paciência (achar um proxy bom) e discrição (não usar toda hora) é possível furar os bloqueios. Aqui na faculdade é mais legal ainda, a palavra "proxy" também está bloqueado das nossas URLs então precisa-se de um pouco mais de esperteza. Faça o que bem quiser, mas sem excessos, certo?

Quer dicas de outras redes sociais?

Facebook
Via6 (brasileiro)

Um comentário:

Rick disse...

Em tudo lugar é assim, a um mês atrás eu estava fazendo um curso e lá o orkut era bloqueado também.

Dificilmente você encontra Faculdades/Escolas ou algo do tipo que não bloqueiam o orkut.