sábado, 18 de agosto de 2007

Quer aumentar suas notas? 3 dicas de como você pode melhorar

Acabou o período da faculdade! Enfim. Pra quem está se perguntando "só agora?", a UFAM esteve de greve durante alguns meses uns 2 anos atrás e ainda estamos sentindo os "atrasos".

Como todo fim de período, já começo a fazer promessas pro próximo. Acho que vou começar a estudar mais... Vou fazer os trabalhos mais cedo... Vou prestar mais atenção na aula. Não pô! Dessa vez é sério!

Tá, mas dessa vez é SÉRIO MESMO! Escrevendo aqui no blog estou assinando um contrato que estou me comprometendo a fazer o que estou falando. Até por que se eu não fizer, vocês não vão poder fazer nada mesmo. :P

Vou explicitar três coisas que pretendo fazer para melhorar meu aproveitamento na faculdade. Quem quiser pode seguir ou aproveitar alguma coisa, ou pode também dizer que eu sou um mentiroso e que não vou fazer nada disso.

- Prestar atenção, de verdade, na aula

Meio óbvio né? Mas quando digo prestar atenção não quero dizer ficar olhando o professor falar e só. É preciso entender o que ele está falando e acompanhar o raciocínio sem se perder, e sem devaneiar. Outra coisa importante que passa despercebida é anotar o conteúdo, não só o que o professor passa no quadro, mas também o que ele fala. É sempre bom deixar por escrito alguns comentários pessoais que vão fazer você lembrar de cada detalhe da aula.

- Não entregar trabalhos 10 minutos antes do prazo

Esse é dificil hein? Acho que esse é um dos grandes tormentos de estudantes na faculdade ou até de profissionais. O ser humano parece ser programado para não começar um trabalho no mesmo dia ou semana que ele recebeu a tarefa. Além disso, esquece que o começo da resolução da mesma é uma das partes mais importantes. Organização, planejamento, coleta de informação, tudo isso é feito antes de botar a mão na massa. Não seria melhor fazer isso logo que você recebeu a especificação do trabalho? Pois é isso que vou tentar fazer. Logo que receber algum trabalho, vou começar a planejá-lo nos 2 dias subsequentes. Creio que fazendo apenas isso já vá adiantar as coisas e me ajudar a não deixar as coisas pra última hora.

- Não deixe acumular o conteúdo

O que todo mundo faz? Assiste aula, faz anotações, faz trabalho e na véspera da prova? Tem que estudar aquele monte de coisa, entender tudo, refazer exercícios. Outra proposição minha para o período que vem é tentar estudar/revisar conteúdos, ou pequenas partes, algum tempo antes das provas. Dessa forma, na véspera o estudo fica bem mais fácil e dinâmico. E você vai poder ajudar todos os seus amigos agoniados, afinal, você já estudou né?

É isso! Alguma sugestão a acrescentar? Alguma aposta dizendo que eu não vou fazer o que estou falando aqui? :P

Um comentário:

Mariana disse...

" estou assinando um contrato que estou me comprometendo a fazer o que estou falando" = amo muito tudo isso!
=*