domingo, 2 de setembro de 2007

Como começar um Blog: Focando no Dinheiro ou no Conteúdo?

Assim como vários outros blogueiros iniciantes enfrentei um dilema complicado. Eu podia focar meus posts e meu tempo tentando trazer o maior número de visitas possível para o blog, com o intuito apenas de ganhar um dinheirinho. Mas também podia deixar de lado Adsenses da vida e escrever bom conteúdo, por que, talvez, dessa forma as visitas apareceriam naturalmente. Qual o caminho "certo"? E qual eu segui? Vamos ver...

Tenho certeza que todos os meses inúmeros novos blogueiros criam seus sites pessoais, pouco mais de 1 mês atrás eu era um destes. Sempre tive vontade de expressar opiniões e mostrar coisas que acho interessante. Resolvi, então, criar um blog para isso. Logo, antes que a gente perceba, ficamos maravilhados com as experiências de tantos outros blogueiros ganhando quase 100 dólares por dia. Para mim, um universitário que ganha 300 reais de uma bolsa para projeto de pesquisa, ganhar mais do que 1000 dólares por mês escrevendo textos parecia um negócio perfeito/ótimo/maravilhoso/como-não-comecei-antes?. A coisa não é bem assim. Todo blogueiro newbie sabe disso mas no fundo tem a esperança de que vá faturar milhares de dólares em poucos meses.

Focando na grana, bufunfa, verdinhas, money, cascalho!

Dinheiro. Você quer escrever um blog para ganhar dinheiro? Este é o seu intuito principal? Tudo bem. Ninguém pode te condenar por querer uma recompensa pelo tempo despendido escrevendo posts. Mas lembre que nada em exagero é bom. Dois pontos devem ser comentados para ninguém passar do limite:

1 - Quantidade de anúncios e publicidade e sua localização na página

Alguém já viu um blog ou site e não sabia se estava navegando por uma página ou se estava vendo fotos do Carnaval do Rio? Poisé! Qualquer tipo de propaganda excessiva e muito chamativa é cansativa para o usuário. Você deve saber pesar bem o número de anúncios e suas posições dentro das páginas, quanto menos intrusivo melhor. Quando você navega por uma página você não quer ver anúncios atrapalhando sua visão. O olho do usuário é que deve dar "de encontro" com o anúncio e não este pipocar na tela para a pessoa poder ver.

2 - Escrever posts direcionados para mecanismo de buscas

Andando pelos blogs por aí, não é muito difícil encontrar alguns onde os posts são sempre com temas altamente comentados, procurados e visados por muitas pessoas. Por que isso? Se tem muita gente falando, tem muita gente procurando no Google, ou seja, mais visitas para quem está postando sobre o assunto que está na moda. Por si só, essa não é uma prática muito "errada". Mas, novamente, exageros não são bons.

Além disso tudo, é bom lembrar que é necessário bom senso nas decisões. Se coloque no lugar do visitante do seu blog. Ele ia gostar de ver um monte de anuncios ou de ler só as mesmas notícias que ele já leu em outros lugares? Agregar conteúdo a qualquer post seja qual for o assunto é essencial, isso nos leva a segunda parte do artigo:

Focando no conteúdo. Bons artigos, tutoriais, entrevistas...

Principal vantagem de criar conteúdo bom e original: os visitantes vão voltar para ver se tem mais coisa boa!

O grande problema: o número de visitas deve demorar a subir.

É comum perder o ânimo quando há poucas pessoas lendo seu texto e é por isso que muitos acabam fazendo muitos posts apenas copiando e colando de outros sites. Entretanto, com o advento de sites como o Rec6, Ueba, Linkk e outros, o seu post pode ganhar visibilidade sem você precisar postar coisas aleatórias e repetidas.

Quando você começar a sentir que as pessoas estão, de fato, lendo seus textos ORIGINAIS e com conteúdo e que elas estão gostando, a vontade de escrever provavelmente vai surgir de forma natural.

O que focar então?

Eu sabia que ia acabar caindo no cliché mas é o jeito: Um meio-termo nesse caso deve ser a solução ideal! Mais especificamente, é bom tender um pouco mais para o lado do conteúdo. Tento sempre escrever artigos originais, ou pelo menos, agregar opinião às notícias que comento por aqui.

Neste 1 mês de blog, escrevi vários tipos de posts. Ganhei uns dinheirinhos no Adsense. Mas o mais importante é que eu não deixei nenhum dos dois lados dominar. Não me preocupo em escrever posts super inteligentes e interessantes e nem fico tentando arrumar maneiras de ganhar mais dinheiro.

Por fim, escreva o que você quer e o que você gosta de falar. Não invente, finja ou seja alguém que não é, por que se você o fizer logo isso transparecerá nos seus posts e os seus visitantes não vão gostar.

5 comentários:

Ricardo disse...

BOBHummel
visita o www.pulapirata.com
:D

abraços

Andre Santos disse...

O importante é encontrar um equilibrio entre os 2 fatores, só assim o blog vai crescer e trazer retorno.

Anônimo disse...

eu acho q blog eh pra trocar opinoçao ..afinal n eh tdo hora q a gent pode ou tem dent q dur discuitr sobre a pedinte no sinal né?

abs hummel

giordano

Anônimo disse...

Estou precisando de ajuda la no meu blog, ou seja comentarios, aquele nosso famoso rentavel hehehe..
http://www.clubdohardoware.com/

Dizimistas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.