sábado, 8 de setembro de 2007

Negócios que podem render 1 milhão de reais

Li, nestes últimos dias, a reportagem muito boa publicada na Revista INFO deste mês (Setembro 2007) e resolvi comentá-la aqui. O título dela:

"12 Negócios para ganhar R$1 milhão. Veja algumas idéias promissoras para faturar seu primeiro milhão em até três anos de atividade."

Promissor hein? Além do prometido na headline a reportagem ainda conta com o testemunho de empreendedores e os problemas enfrentados por eles ao tentar abrir seu próprio negócio.

Duas coisas chamaram a minha atenção no artigo:

Primeiro o fato de o Brasil ser o 10o (DÉCIMO) país com maior atividade empreendedora no mundo. Eu, particularmente, achava que estávamos pior! Obviamente DEVERIA ser melhor.

A segunda é que segundo uma pesquisa do Sebrae-SP uma das razões do fechamento precoce de empresas é a falta de planejamento. Parece trivial e óbvio. Mas não é! Os brasileiros (ou talvez qualquer outro povo) costumam achar que SABEM tudo sobre negócio, business,empresas. Quando o cara vai abrir um novo empreendimento já chega achando que sabe tudo, que pode tudo e que tudo vai dar certo. Afinal, ele sabe tudo! Claro que há muitas excessões, mas a ocorrência dessa situação é notável. Segundo a mesma pesquisa 56% das novas empresas fecham antes do 5o ano de existência. Arrisco-me a dizer que boa parte dos empresários desta estátistica caem neste conceito de "empreendedor-sabe-tudo".

Não precisa necessariamente de um diploma de Administração ou Economia para ser um bom administrador de uma empresa. Mas para os que não o tem é bom ir atrás de treinamento, qualificação e adquirir conhecimento na área.

Empreendorismo é um terreno perigoso, cheio de decisões subjetivas e é nestas que um bom conhecimento de Administração faz a diferença entre a escolha "certa" e a "errada".

Ah, comprem a revista! Está muito boa.

2 comentários:

Andre Santos disse...

Já li a revista todinha, sou assinante. A matéria é muito boa e deu para se ter um panorama geral das áreas que tem potencial para serem exploradas por quem quer começar um negócio!

como ficar millhonario disse...

olá pessoal da moderacao, se fizer um post com essa materia sobre mim, eu agradeco, criatividade e cara de paw nao tem limites, hehe, grato

É com grande bom Humor que iremos ganhar um milhão de reais, mas como?

Pois é, pedindo esmola… (Leia o texto todo, é meio grande, mas vale a pena). Estou pedindo esmola através da internet…Esmola essa que vai me render um milhão de reais e depois disso, para você também… Você deve estar pensando, “ Esse cara é louco, trambiqueiro ou muito esperto!” Bem, tem cara de pau para tudo nesse mundo. Mas se você parar para analisar bem, parece que só os caras de pau ficam ricos, é ou não é verdade?

Mê de um realzinho ai! Cansei de levar pancada cheio de contas para pagar! Será que só os políticos ficam rico facilmente? Eu estava querendo arrumar uma maneira de ganhar dinheiro, então em um de meus devaneios, me veio o pensamento, [ Se eu não conseguir alguma coisa rápido, vou acabar pedindo esmola na rua, Esmolaaa!!!! ] Derrepente, clic!!! plin!!! tchaarammmm!!! surge a grande idéia, Por que não pedir esmola?, mas esmola pela internet!

Após muito pensar, usando de meus dotes em photoshop e ferramentas web resolvi criar o http://www.meuprimeiroummilhaodereais.com.br e pedir um real para cada pessoa que acessar o site