segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Aprender a fazer site é dose!

Ultimamente estou apanhando "tentando fazer um site". Como alguns já sabem, eu e alguns amigos estamos desenvolvendo um site que talvez seja interessante para muita gente (relaxem que ainda vou falar muito do site aqui no blog =P).

A questão não é programar. PHP é relativamente fácil. Como eu sempre brinco: "PHP é C/C++ com um tipo de variável apenas" (o que facilita e muito). Mas como muitos devem ter aprendido, e agora eu estou aprendendo, desenvolver um site (ou qualquer sistema computacional em geral) não se resume apenas a "programar".

Tem muita coisa além disso. Você não faz o site pra você, faz para os outros verem e GOSTAREM. Os outros tem que gostar. Será se o Menu tá no lugar certo? Será se ele vai achar o conteúdo fácil? A área para publicidades enxe o saco do visitante? Cores, layouts, onde vai ficar cada informação, qual a ordem? Precisamos advinhar o que o usuário vai querer fazer no site e como. Quais funcionalidades ele gostaria de usufruir. Infelizmente, saber estas coisas todas não é tão simples quanto usar o site. A melhor maneira ainda é se "fingir" de usuário.

Estas são algumas das dificuldades. Algumas delas somos nós mesmos que criamos. Queremos fazer algo de qualidade, e tirar o máximo de nós. Não adianta perder tempo fazendo um site "meia-boca". Acho que todos deveriam pensar assim (quem nunca viu site mal acabado por aí?)

Existem outra infinidade de dificuldades na área de projeto do site, planejamento e organização que não se encontra buscando no Google. Só se consegue tendo experiência e batendo cabeça. E é isso que estamos fazendo. Esperem pras próximas semanas novidades sobre o projeto que estamos trabalhando espero que ano que vem já possa estar aqui anunciando projetos mais ousados. Fiquem atentos!

4 comentários:

Paulo Villela disse...

Felipe,
Fazer qualquer coisa é fácil.
Mas fazer algo legal, acessível e nem feito, é complicado mesmo.
E sorte a sua que sabe programar, e quem não sabe? aí sim a coisa complica, rss.
Boa sorte no seu projeto!
abs

Felipe Hummel disse...

É isso mesmo. hehehe

Valeu!

Abraço!

Bianca Brancaleone disse...

é felipe, eu sou designer e trabalho com web desde que comecei e realmente essas dificuldades sao as que martelam na cabeca de um designer, que nao deve pensar so num site "bonito", mas acessivel, bem formulado e tudo mais, a tal aquitetura da informacao (com certeza um dos meus proximos cursos)
apesar de nao saber programar (só html basico e um action script meia boca), sempre busco saber com os programadores o que é ou nao possível de se fazer, para poder explorar o maximo e fazer um layout adequado ;)

Felipe Hummel disse...

É isso mesmo Bianca. Essa história de arquitetura da informação também me interessa muito. E eu como programador sempre tento pensar um pouco como designer pra ver o que fica melhor para o usuário final. heheh

Abraço!