segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Blogueiros e Jornalistas cuidado com os títulos enganosos!

Homem é preso por usar Facebook

O que vocês achariam desse título? Qual é a primeira coisa que você pensa? Alguém foi pra cadeia por participar da rede social Facebook, ou pelo menos algo do tipo, certo?

Mais ou menos! O homem foi preso, na verdade, por violar (em teoria) uma decisão judicial que o proibia de tentar contactar sua ex-mulher. Ou seja, a mulher viu que o cara tinha pedido pra "add" ela, logo ela acionou os meios legais pra lascar com o cidadão. Perceberam onde está o exagero do título? Não foi só eu, um comentário na própria notícia diz:

" zunga - [10/10/2007 22:10:39]

Bem, na verdade ele não foi preso por usar o Facebook e sim por desrespeitar uma ordem judicial.
Cuidado com títulos das notícias..."

No meu primeiro post aqui no blog, esse aqui, eu já alertava pro pessoal tomar cuidado com os títulos errados, sem sentido, sem noção, com duplo sentido ou com qualquer outra leseira que o autor possa vim a cometer.

Tudo bem que nós queremos criar títulos impactantes, que chamem a atenção. Mas devemos prestar atenção para não criar algo enganoso. Por via das dúvidas, é bom sempre dar uma olhada com cuidado no título e introdução do texto ou pedir para outra pessoa o fazer.

Título mentiroso ou passando mal a informação é algo ruim. Então prestem atenção!!

 

OBS: Dêem uma conferida neste blog http://lucaspascoal.blog.br/ Ele aparentemente copiou e colou o meu post sobre "Como funciona uma Máquina de Busca?" (mas apagou depois de um comentário meu) e pelo o que eu vi fez o mesmo com posts de outros blogs.

3 comentários:

j. noronha disse...

Se um título desse cadeia, os donos da maioria dos jornais e portais pegariam perpétua, hehe...

Anderson Pedro disse...

Momento confessionário. Eu já copiei e colei texto de terceiros no meu blog. Fiz isso três vezes. Nos posts, eu coloquei a fonte e link para a origem, além do marcador, que se chama... "Copiar e Colar".
Amenizou o crime ou continua, no meu caso, uma coisa feia de se fazer? Sinceramente, eu não vejo demérito, afinal foi algo que eu achei interessante e dei o crédito ao autor. Mas seria interessante se você pudesse escrever algo sobre isso. É bom conhecer os limites das pessoas, e cada um tem o seu, né?
Abraço!

Felipe Hummel disse...

Cara, COMENTAR o post ou uma notícia de outro blog/site, tudo bem. Citar o link para o artigo, e comentar COM SUAS PALAVRAS o assunto é o mais indicado e o mais interessante.

Apenas copiar e colar é algo muito mal visto. No meu post que foi copiado eu falava em primeira pessoa e cara copiou mesmo assim. Ou seja, quem lia o texto parecia que era ele que tinha feito o artigo.

Deve-se deixar BEM CLARO quem escreveu. Não apenas colocar um link no FINAL do post.
Parabéns pela coragem de admitir o erro! hehehe

Abraço!