quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Meebo abre plataforma. Demorou hein?

Foi lançado anteontem (29/10) a plataforma de desenvolvimento de aplicativos para o Meebo. Um dos serviços queridinhos dos furadores de bloqueio de MSN. Agora empresas parceiras poderão desenvolver aplicações que rodem dentro do site, acrescentando uma gama maior de utilidades ao serviço que acaba de completar dois anos.

Quem conhece o serviço de mensagens instantâneas do Meebo ou apenas gosta de dar uma olhada no que seus companheiros de escola ou trabalho estão fazendo, sabe que muita gente passa muito tempo olhando pra aquela janelinhas características do site. Até estes dias, a única coisa que estas pessoas podiam fazer é conversar fiado. Depois de começar a mostrar publicidade (bem tímida), o Meebo e seus parceiros vão disponibilizar aplicações das mais diversas utilidades que estarão integradas a interface de chat do site. Enquanto você joga conversa fora com aquele seu amigo de trabalho, você vai poder jogar PAC-MAN, jogo de fazer baliza (tem algum nome pra isso?) e obviamente coisas mais sérias. No primeiro pacote de aplicativos devem figurar serviços de conferências, vídeo-chat e VOIP. Em teoria, todos irão usufruir da interação com seus amigos online.

As empresas que desenvolverem estas aplicações vão poder gerar renda com as mesmas, mas o Meebo não sai de mãos vazias. 50/50 é a divisão de rendimentos. Este modelo de negócios já vem sendo planejado a um bom tempo. O site de chat online tem a vantagem de não precisar manter o usuário usando o serviço, ele já faz isso sozinho. Logo, a idéia de anúncios e novas formas de interação entre usuários se tornam bem interessante e rentáveis.

A idéia pode ser parecida com as páginas customizáveis (iGoogle, Netvibes e afins) o usuário encara aquele site quase como uma aplicação offline olhando-a constantemente várias e várias vezes. Não dá pra não aproveitar o potencial né? O Meebo tá começando a aproveitar!

Fonte: TechCrunch
INFO Online

Nenhum comentário: