terça-feira, 27 de novembro de 2007

O que você anda dizendo no Orkut pode lhe custar caro!

A maioria não deve perceber. Ou se percebe, não dá valor. Tudo que escrevemos nas redes sociais (Orkut, Facebook, Myspace...) vai ficar gravado e acessível a qualquer pessoa durante muito tempo. Quem garante que daqui a 20 anos alguém não vá olhar seus "scraps" de hoje e usar isso contra você? Ou pior, chantageá-lo, não lhe dar uma promoção, demití-lo. Isso lhe assusta?

Segundo uma pesquisa britânica, 60% dos jovens entre 14 e 21 anos informaram não perceber que informações colocadas nas redes sociais podem ficar permanentemente relacionada aos seus autores. Não é comum escutar alguém comentando este assunto. Ninguém fica se policiando para não escrever algo que possa lhe comprometer daqui a 10 anos.

Em redes sociais, em particular no Orkut, podemos ver gente falando de drogas ilícitas (muitas vezes assumem que utilizam), de alto consumo de bebidas alcóolicas (quem nunca viu comunidade de bêbado?). Podemos ver gente falando que é preguiçosa, não gosta de trabalhar, gosta de enrolar, gosta de mentir. Tem doido pra tudo. Sabemos que já tem empresa vasculhando a Web (blogs, orkuts e afins) em busca de futuros empregados, além de dar uma boa conferida na vida e nos costumes de um atual candidato a emprego. Logo, não é de se duvidar que essas informações pessoais que a maioria julga "inocente" poderão ser usadas para decidir a sua vida!

Ah! Quem é esperto já viu que tem como ganhar dinheiro nesse meio. Imagina uma empresa que recebe o nome de uma pessoa, algumas poucas informaçõe e vasculha redes sociais, blogs, comunidades atrás do passado e presente da pessoa? Será que dá pra cobrar para fazer isso? Se sim, já vou começar a fazer!

Fonte: G1

Nenhum comentário: