terça-feira, 13 de novembro de 2007

PCs poderão rodar múltiplos sistemas operacionais

Título bombástico hein? Super novidade! Alta tecnologia! Não... Apenas um jornalista que não soube escrever um título decente. Link: PCs poderão rodar múltiplos sistemas operacionais. Este pessoal que adora escrever título ambíguo ou errado continua me rendendo posts.

Sim, se a notícia não é sobre podermos ter mais de um Sistema Operacional no mesmo computador (Linux e Windows, o combo bem comum), sobre o que é? Na verdade, os "sistemas operacionais" que o título se refere são sistemas mais simples e enxutos que um Windows ou Linux. Um que seja, por exemplo, apenas para rodar DVDs. Então se você quer colocar um filme, ou uma música, você não precisa esperar o Windows iniciar para fazê-lo, ou pode até deixar o Windows em Stand By e passar dele para o "outro" sistema operacional e ver seu DVD. Provavelmente a economia de bateria é notável já que o notebook estaria rodando um Sistema operacional muito enxuto que não sobrecarrega o hardware.

Futuramente, o presidente da empresa Phoenix Technologies (quem tem laptop já deve ter visto o logo deles por aí) disse que vê esta mesma idéia sendo aplicada para navegadores Web, clientes de e-mail entre outras utilidades. Seria até interessante, se você quer apenas entrar para ver seu e-mail, não precisa esperar o Windows inicializar.

Apesar de a primeira vista a idéia ser um pouco "sem graça", creio que mais pra frente aplicações e utilidades mais interessantes surgirão. Pra quem quer maior mobilidade e rapidez com seu notebook, o tempo de bateria e o tempo de inialização influem muito. Além de tudo isso, este tipo de tecnologia acaba por fazer o computador se tornar um objeto mais comum, quase como um eletrodoméstico que é só "abrir e usar".

Segundo a notícia, espera-se para ano que vem notebooks com a tecnologia. Será que a idéia pega?

Nenhum comentário: