sábado, 3 de novembro de 2007

Search Inside the Music - Software de análise e recomendação de músicas

Foi anunciado nesta semana pela Sun, um software de código aberto que promete mudar os sistemas de recomendação de músicas. Ele não se baseia exclusivamente em achar usuários que compartilhem gostos musicais com você e a partir destas pessoas achar outros artistas que possivelmente você vá gostar. O software vai mais fundo na parte técnica da "musicalidade". Ele escuta e analisa as músicas procurando características especiais.

O Search Inside the Music promete ser melhor que os sistemas atuais do iTunes, Amazon e afins. Prometendo, então, acabar com recomendações sem sentido, ou que simplesmente não nos agradam. Num sistema tradicional de recomendação, se uma pessoa A e outra pessoa B gostarem de MPB e B escutar Pagode (cada um com seus problemas), o sistema pode deduzir que a pessoa A possa vim a gostar de "Jeito Moleque" ou "Sorriso Maroto". Certo? Possívelmente não.

Por que essas incoerências acontecem? Pelo simples fato de o sistema se basear numa premissa (ou heurística) muita fraca. O gosto musical é algo extremamente complexo. Compartilhar o interesse por alguns artistas não significa que as outras bandas que aquela pessoa gosta vão me agradar. É para consertar estas "furadas" que a Sun está desenvolvendo o SITM.

Eu particularmente torço muito para que o negócio funcione direitinho. De tempos para cá, ficou mais difícil eu encontrar novos artistas. Tentei buscar indicações de pessoas que gostam das mesmas coisas que eu (assim como os sistemas de recomendação fazem) mas não tive tanto sucesso. Procurar por artistas do mesmo gênero dos que você gosta já não é mais fácil, visto o grande número de gêneros e o quanto é difícil classificar uma música ou artista em um deles.

Este projeto tem como objetivo identificar os detalhes de cada música. Ela é pesada? Leve? É toda acústica? Só um violão e voz? O vocalista canta alto ou baixo? Existe muita informação que se for cruzada com as informações dos seus artistas preferidos pode gerar recomendações MUITO melhores. Só nos resta esperar!

Fonte: IDG Now!

Curiosidade: O líder deste projeto é o Paul Lamere que participou e era um dos chefes do SPHINX4 um sistema de reconhecimento de voz de código aberto totalmente em Java, que eu coincidentemente usei para o meu projeto de Iniciação Científica na faculdade. E mais, um dos desenvolvedores do SPHINX é um brasileiro: Evandro B. Gouvêa da Universidade de Carnagie Mellon, EUA. Mundo pequeno hein?

2 comentários:

Socorro Macedo disse...

gostei muito do seu blog, visite o meu www.digitalbits.com.br

Anônimo disse...

Olá

O que eu encontrei...
http://www.sharingmusics.com excelente motor de busca de música. E para filmes podem tentar http://www.sharing-movies.com