sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Empresas de olho no que os Blogs falam!

Interessante pensar que até pouco tempo atrás muita gente (inclusive eu) achava que blogs eram coisas fúteis, diários virtuais. Raramente tornavam-se populares. Foi-se o tempo. Hoje em dia a quantidade de blogs de qualidade é muito grande. Conteúdo e Opinião sendo publicadas pra tudo quanto é gosto. Sem percebermos estamos sendo influenciados pelos blogs que lemos (tá lendo o texto né? Já era, tá sendo influenciado!).

Recentemente certas pessoas espertas vêm percebendo quanta opinião é gerada através de blogs, redes sociais e comunidades on-line em geral e que isso é de interesse de instituições e empresas. A brasileira E-Life por exemplo, vêm monitorando desde 2005 a Web brasileira em busca dos produtos e marcas de seus clientes. Quem contrata seus serviços tem acesso a um relatório detalhado de como sua marca está "falada" na Web (em blogs, orkuts e etc...). Além disso, pode-se verificar comentários específicos baseados em uma classificação do mesmo (positivo, negativo, neutro, indeterminado...). Desta forma uma empresa pode achar seus consumidores e descobrir facilmente críticas, sugestões e até elogios. Criando, então, um canal de comunicação entre a marca/produto e os seus clientes sem que estes percebam.

Por que as empresas querem saber nossa opinião? Muita gente lê o que os blogueiros falam. Muita gente visita comunidades no Orkut e lê fóruns de discussão. Inconscientemente nós somos influenciados pelas informações que estão contidas nessas comunidades. Se há alguém falando mal do meu produto para um público de mil pessoas tenho certeza que isso me interessa! É assim que as empresas estão começando a pensar.

Não é só a E-Life que sacou isso tudo. Uma startup gringa também está explorando a área. A Scout Labs lançou um beta privado para empresas que desejam colocar "scouts" na Web atrás de pessoas falando acerca de sua marca ou produto. Na apresentação do serviço destacam-se duas frases:

"E se você pudesse saber instantaneamente quem e o quê na comunidade de consumidores precisa de sua atenção imediata?"

"E se o seu time pudesse monitorar, gerenciar e ir direto para uma conversação de um cliente enquanto ela se desenrola?"

Eles disponibilizam às empresas quem falou o quê e onde, e ainda se falou bem ou mal. Tudo isso automático, atualizado e como uma interface bonitinha Ajax-like cheio de gráficos e estatísticas. A diferença deste para o serviço brasileiro é que a E-Life trabalha como uma consultoria especializada interagindo diretamente com o cliente. Já a Scout Labs parece ser um serviço totalmente baseado na Web, sendo tudo gerenciado dentro do site.

Há ainda outros competidores neste mercado de Monitoramente de Marca e Opinion Retrieval (Recuperação de Opinião) os prinicipais são Umbria, BuzzLogic e Nielsen BuzzMetrics. Ainda há muito a se explorar nesta área, ainda é um nicho novo e tem muita empresa que ainda não consegue perceber a importância. Pra quem depende da massa de clientes que consomem os seus produtos e serviços, a voz do consumidor deve ser a primeira a ser escutada.

Fonte: TechCrunch

Nenhum comentário: