segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Link para outros sites não faz você "vazar" PageRank

Ultimamente tenho lido muitos artigos e posts sobre SEO e acabei encontrando muita coisa sobre o PageRank. Percebi que há uma certa confusão, e há pessoas passando uma informação meio distorcida sobre o algoritmo do Google.

Através do post do Léo, eu pude ver aqui, como é comum as pessoas falarem que dar link para páginas externas faz você perder um pouco do seu PageRank, logo, é ruim ter muitos links para fora do seu site. A coisa não é exatamente assim.

PR(A) = (1-d) + d (PR(T1)/C(T1) + ... + PR(Tn)/C(Tn))

Esta é a fórmula do PageRank original. Vamos deixar de lado os termos que o 'd' (damping factor) aparece, é apenas uma constante que não nos interessa agora.

PR(A) = ...(PR(T1)/C(T1) + ... + PR(Tn)/C(Tn))

Temos que o Pagerank da página A é igual a soma de todos os PR(Tn)/C(Tn). Sendo esta expressão a divisão do Pagerank de uma página que linka A pelo número de links que a página possui.

Onde está o vazamento?

Primeiro de tudo, vale lembrar que o PageRank é calculado para UMA página e não para o site (inclusive já há artigos explorando esta idéia, deixo para outro post). Várias páginas do seu site linkam para dentro do mesmo, dessa forma ajudando no Pagerank uma das outras. Se você possui MUITOS links para dentro ou para fora do site a variável C(Tn) da expressão acima vai crescer, então o Pagerank distribuído para as suas páginas e para as externas que você linka vai ser menor. Veja que você não perde PR, pelo menos não no significado exato da palavra, o que acontece é que você distribui um voto de confiança "mais fraco" para suas páginas.

Na prática, a home do site é a com maior PageRank e por isso é ela que dá os votos de confiança "mais fortes". Seria interessante então tentar colocar menos links externos nela, para ela poder distribuir um valor maior para as páginas do seu site.

Sinceramente, na minha opinião, a não ser que seu site seja muito grande e/ou tenha muitas páginas com PageRank razoável, ter 5 ou 10 links externos em algumas páginas não vai fazer seu PageRank cair significativamente. Eu disse "EM ALGUMAS PÁGINAS"! Obviamente, colocar um blogroll com 50 links em todas as páginas é suicídio. Desta forma, suas páginas vão trocar votos de confiança muito baixos e você vai ficar dependente basicamente de links externos apontando para você para aumentar o PR delas.

Para finalizar, quis escrever este post como uma forma de explicar como realmente ocorre e não só dizer que link externo = perder PageRank. Certo? Qualquer dúvida, crítica, doação de dinheiro ou questionamentos é só falar.

7 comentários:

Guilherme Serrano disse...

São bons argumentos para a campanha "usura não".

Eu não sabia da fórmula do pagerank, mas tudo bem: não entendi nada dela mesmo. haha

Sou a favor do extermínio de blogroll, pelo menos nos meus blogs. Prefiro receber um link em algum post relacionado ao assunto do que ter o nome lá, estampado.

Claro, o nome estampado é uma boa para a indexação, mas para leitores acredito que uma citação em post é muito mais valiosa.

Leo Baiano disse...

Que coisa feia Humel não fez nenhuma citação...

http://www.blog.ljunior.com/perdemos-pr-com-o-nosso-blogroll/

Mas tudo bem, a vida é assim mesmo!

Felipe Hummel disse...

Fala Guilherme, o Blogroll (a idéia) é interessante, mas colocar muitos e em todas as páginas é suicídio. Agora colocar uma ÚNICA página 100 blogs no blogroll não vai influenciar em praticamente nada no seu PageRank.

Leo: Já me redimi! hehhe

Frank Marcel disse...

Olá Hummel!

Você foi relativamente contraditório neste post hehehe.. Título x conteúdo.

Você disse que não vaza PageRank, mas provou que vaza PageRank no conteúdo.

De qualquer forma, eu concordo com as suas colocações. Dizer "link externo faz vazar o PageRank" é diferente de "Não crie links externos de maneira alguma!!".

O vazamento existe sim. Pois misturar links internos e externos em uma página faz com que as páginas internas percam um pouco do pagerank que poderiam receber - aí está o vazamento - como você disse no post. Mas simplesmente não linkar para outros domínios em hipótese alguma é até ridículo...

Isso não é algo para se preocupar, é para se tomar cuidado de não disperdiçar uma página que tenha um bom PageRank somente com links externos.

Abraços!

Felipe Hummel disse...

Opa Frank!
Obrigado pelo comentário.

Admito que há uma certa contradição mesmo. Mas de qualquer forma creio que você entendeu a mensagem que quis passar.
Essa história de "vazar" pode dar a entender que você perde pagerank só de linkar outro site. Na verdade você deixa de repassar um pouquinho do PR para as suas outras páginas hehe.

Na verdade, alguém precisaria fazer um estudo pra saber se isso realmente faz alguma diferença no resultado final.

Enfim...

Abraço!

Kct disse...

Concordo com o Frank Marcel, o post é totalmente contraditório, apesar de eu não ver qualquer lógica em vazamento de pagerank pelo Blog Roll.

Joao Marcelo disse...

É concordo com o Marcel, você se contradisse um pouco, no entanto foi bem claro quando explicou que é uma boa sim ter links para outros sites, até porque, ter links para outros sites vai lhe trazer confiança para dentro da própria rede ou comunidade que você se coloca. E com confiança, seu site também será linkado.
Bom desculpa pela mesmisse, mas achei interessante dar a minha opinião!