quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Second Life: um quase fracasso?

Eu já tinha comentado aqui ("3 razões para o Second Life não dar certo") como eu acreditava que o Second Life era apenas uma moda passageira e que o imenso alarde feito na mídia era sem sentido. A reportagem do IDG Now! mostra que depois de 8 meses de lançamento oficial no Brasil (e todo o estardalhaço) o Second Life já teve mais de 190 mil usuários ativos, mas atualmente conta com apenas 50 mil. Você pode achar muito, mas a rede social Gazzag que nem é tão conhecida registrou 200 mil usuários ativos, segundo a reportagem.

Quer dizer que todo mundo falou que Second Life era o futuro errou? Sim! As especulações que ele seria uma nova forma de interação, talvez até a nova Web eram pouco embasadas. Como eu comentei no meu post anterior sobre o assunto, o Second Life é um grande chat em 3D. Um Habbo em 3D. Qual é a revolução? Não há.

O problema é que o Second Life primeiro nasceu para depois ir aos poucos (bem devagar) acrescentando funcionalidades interessantes como compras, stand de empresas e outras interatividades além do já tradicional chat. O foco devia ter sido este desde o início. O chat devia ser um meio e não o fim. No final das contas, conversar com novas pessoas ainda é a atração principal do serviço.

É exatamente pela falta de outros atrativos que tanta gente se cadastra e depois de poucos minutos desiste. Elas percebem que aquilo é um chat em 3D com outras coisinhas aqui e ali. Quem não quer conhecer novas pessoas ou conversar em 3D com amigos, provavelmente não vai gostar do Second Life.

O Second Life tem jeito? Tem, mas precisaria mudar seu foco. Precisaria criar reais utilidades para o metaverso. Fazer campanhas de jogos, campeonatos, eventos não vão ter o efeito desejado. É preciso ir além do entretenimento banal (chat), criar motivos para que outras pessoas também queiram fazer coisas sérias dentro do mundo virtual. Eu ainda acredito que a idéia de mundos virtuais possa ser realmente relevante, mas por enquanto temos que esperar isso acontecer de verdade.

5 comentários:

Anônimo disse...

O Grande problema do Second Live é que a única novidade que ele trouxe foi uma camapnha de marketing que o apresentava como o fututo.
Eu conheci o Active Words em 1995 e era exatamente igual ao Second Life, e olha que eu acessava com linha discada e um Modem USROBOTICS de 28.800...

Naquela época ele já prometia e-commerce, etc, etc...

Escrevi algo sobre isso no lançamento do meu Blog:
http://tecbiz.blogprofissional.com.br/2007/09/21/hello-world-2/

Felipe Hummel disse...

É no meu outro post acho que comento do Active Words, eu cheguei a brincar nele. Por isso que logo que vi o Second Life achei algo estranho hehe

Abraço!

zeruela disse...

Ola,
Eu tambem concordo pois eu jogava muito pelo secondlife mas agora percebo que existe uma onda de marasmo rondando os avatares cansados de tanto "TP" Ou *(teleport now), acho que deveriamos criar um "cansei"heheheh dentro do mundo metaverso!
NO afa de ver o mundo Sl (SecondLife) como nova opcao da internet crie um dominio www.ellesl.com ( acabei vendendo p/ o sr. PJa Blanco Juntamente com o respectivo flog http://www.blog.ellesl.com!
Eles os avatares continuam insistindo nisso, mas eu estou fora!
Indignacao a parte! Pois acabei transando com varios avatares femininos ( eu nao o meu avatar risos) e uma delas me reservo aqui seu Pseudonimo SP...foi a que durou mais tempo...bom tirando todas essas coisas reintero o pensamento do meu amigo que postou o artigo que o secondlife esta ou esteve com os dias contados!
www.qflog.com/zeruela ( por incrivel que pareca e um blog mas se vc tirar o zeruela vira um flog....
Abracos

Felipe Hummel disse...

hehehue
É isso ae zeruela! hehe

Abraço!

Gabiy Alex disse...

Bom, encontrei certas dificuldades no second life, uma delas é que quando entramos não sabemos ao certo pra onder ir, com quem ir,não temos nada pra fazer logo de cara.
Com apenas 2 dias de jogo ja sabia pelo menos ir ao lugares e arrumar a aparencia do meu avatar.
Procurei pela internet algum blog de avatar para saber um pouco de sua vida virtual, para me ajudar um pouco tambem;Me dei mal , pois não há muitos blogs/flog, apenas orkut de avatares, que por fim acabei fazendo o meu, apenas pra registrar momentos mesmo que ninguem o visite.
www.flogao.com.br/gaalex
podem postar suas opinoes por la tambem