Domingo, 30 de Setembro de 2007

Fórmula 1 com chuva = Disputa de verdade

Estou aqui até altas horas da noite vendo o grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 e não pude deixar de notar. A corrida está MUITO interessante, carros rodando, surpresas, inúmeras mudanças de posição. MUITO diferente do que tem sido a modalidade de corrida.

Dizem que o campeonato deste ano é um dos mais disputados dos últimos anos. Que disputa é essa que consiste basicamente de 4 pilotos revezando nas 4 primeiras posições? Alguém lembra de outro piloto que ganhou ou fez poli este ano que não seja: Alonso, Hamilton, Raikkonen ou Massa? Se teve ninguém lembra.

A chuva parece ter trazido um equilíbrio entre pilotos e equipes. Algo que a disparidade tecnológica e técnica entre as equipes não deixa acontecer.

Qual a lição disso? Vamo botar chuva em todas as provas agora! =P

Sexta-feira, 28 de Setembro de 2007

Taikodom - O jogo feito no Brasil que vai dar certo!

A quanto tempo os gamers brasileiros sonham com jogos, de alta qualidade, totalmente produzidos por aqui? Alguns tentaram como a Continuum com o Outlive. O jogo teve considerável aceitação pelo território brasileiro, mas nada que pudéssemos chamar de grande sucesso.

Talvez a história esteja para mudar. Faz algum tempo que acompanho o desenvolvimento do Taikodom um MSG (Massive Social Game) espacial cuja história é apresentada num futuro "mais ou menos" distante (Século XXIII). Nele "os jogadores terão a liberdade para construir e pilotar naves, criar e organizar corporações e participar de uma história que evolui de acordo com as ações dos próprios jogadores." (tirado do próprio site do jogo).

Interessante, né? O jogo será distribuido gratuitamente mas para jogar você precisará pagar uma mensalidade (que deve seguir a realidade brasileira, suponho eu).

O jogo está em fase Beta e é possível testá-lo de grátis! Ainda há muitas funcionalidades para serem implementadas mas já da pra ter uma idéia da dimensão do game, que já é a iniciativa mais ambiciosa nesta área aqui no Brasil.

Só pra frisar, e repetir, o que eu sempre falo. Nós temos potencial. Só precisamos saber como usá-lo.

Fiquem com as telas:


Quarta-feira, 26 de Setembro de 2007

Provas de Vestibular, Concursos e afins. Dicas para se dar bem

Antes de tudo, quem não leu, pode/deve ler este post Quer aumentar suas notas? 3 dicas de como você pode melhorar. Já tendo em mente algumas boas dicas para ser um "melhor aluno" podemos prosseguir. Neste post vou comentar alguns pontos que muitas pessoas deixam passar em branco na hora de fazer provas. Seja Vestibular, um Concurso (aquele da Receita com salário de R$10.000,00 né?) ou uma prova de faculdade ou colégio. São situações geralmente muito importantes, que exigem muita concentração, paciência e algumas vezes sorte (quem nunca chutou uma questão?).

Te acalma!!

Apesar de este tópico ser bem auto-explicativo vale a pena explicitar melhor. Existem pessoas (um bucado) que ficam nervosas antes, durante ou depois de fazer uma prova. É normal. Ninguém é de pedra e nem vai conseguir estar sempre 100% seguro. Mas não custa nada falar para você tentar ficar calmo, fazer algo relaxante alguns momentos antes. DORMIR CEDO! Se precisar comer algo durante a prova (e se permitirem), ou ter algum tique nervoso pra aliviar fique a vontade.

Para mim teve uma coisa que sempre funcionou: Pare tudo, largue a caneta. Olhe pro teto e pense numa coisa engraçada, numa coisa legal, na sua namorada linda (ou feia, sem problema), se distraia um pouco. Fazendo isso, você tenta não levar tão a sério aquele momento. Ficamos nervosos e tensos por que sentimos aquele peso em nossas costas. A responsabilidade de se dar bem. Algumas vezes podemos simplesmente refazer o teste, mas outras vezes é uma chance única.

Controlar seus nervos não é algo trivial, mas é possivel. Você tem de pensar positivo (nada a ver com "O Segredo", ok?)! Respire fundo, e tenha certeza que você pode e vai aplicar tudo que estudou e marcar vários X nas respostas certas.

Não tente adivinhar o que não lembra, use o que você já sabe

É muito comum pararmos numa questão e ficarmos pensando e pensando e devaneando, tentando lembrar da maldita frase que a professora disse naquela aula! Às vezes, a gente lembra, às vezes, NÃO! Encare isso.

Se você leu a pergunta e não sabe a resposta apenas leia as alternativas. Encontrou algo familiar? Algum absurdo? Pense no que você já lembra do assunto para eliminar algo ou considerar alguma coisa estranha, improvável ou impossível. Quando fazemos isso, institivamente começamos a explorar o assunto, uma hora ou outra você pode chegar a uma conclusão de qual é a resposta certa apenas neste processo de eliminar alternativas. Também há boas chances de você lembrar o que queria.

Se nada disso funcionar, dê um tempo para questão. Pule para próxima. Com mais calma (mais calma, lembre-se!) volte à questão e pense mais um pouco nela usando o esquema acima. Há boas chances de você acabar acertando fazendo isso.

Considerando, agora, provas discursivas onde não há alternativas (literalmente) e você tem que escrever o que sabe e ponto final, não há muito segredo.

Se você sabe o assunto e a resposta, organize suas idéias ANTES e comece a escrever. Tente ser direto e não inventar firulas, afinal, você sabe do que está falando, logo, não há necessidade para isso. Se não domina bem o assunto, tente focar no que você realmente SABE dentro do texto. Dê importância a esses fatos e tente ao menos citar as partes que você não conhece direito.

Caso o pior aconteça e você não saiba NADA da resposta, não tente tirar um coelho do boné. Se você puder, faça uma resposta superficial e sem aprofundamentos. É possível arriscar um palpite aqui e alí, mas não exagere. Não é bom escrever absurdos, brincadeiras e coisas sem nexo. Quem está corrigindo não vai gostar. Escreva sucintamente e sem aquela enrolação típica, e nunca use inversão semântica (colocar a pergunta como boa parte da resposta). Resumindo, tente escrever uma resposta que não deixe transparecer que você não sabe nada!

Estude e estude mais! Mas não fique doido

Cansei de ver gente se matando de estudar dia e noite, inclusive na véspera da prova do Vestibular. Funcionou? Pode ser que sim, mas isso provavelmente não vai fazer bem a você (cuide da sua saúde física e mental), especialmente se você fica muito nervoso. Um dia antes da prova tente fazer algo tranquilo, algo que te relaxe. Isso também vale para os dias de estudo. Cargas excessivas durante longas horas nas madrugadas não são mais produtivas que algumas horas durante o dia.

Saiba ponderar entre estudo e divertimento. Antes que os preguiçosos falem, o estudo deve ocupar mais tempo que a diversão. Lembre-se das suas responsabilidades.
Para concluir, algo primordial:

Se você passar, ótimo, parabéns! Se você não conseguir, você não vai morrer por isso. Vestibular tem todo ano e você não vai ser menos feliz, mais pobre ou mal-sucedido entrando na faculdade ano que vem.

Concursos públicos são uma ótima pedida para garantir um bom emprego, mas não são o único caminho. Além disso, se você não conseguiu passar ou ser chamado, podem haver outroas inúmeras oportunidades de concurso em alguma área de seu interesse.
Tenha sempre calma, não desista e, é claro, ESTUDE! Nada vai cair do céu!

Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007

Futuro novo usuário do Wordpress (eu)

Depois de pedir pro pessoal me dar uma mãozinho em relação a serviços de hospedagem neste post (valeu pelas dicas pessoal!) acabei escolhendo contratando o serviço da Dreamhost (use o promocode HOSTBARATO e ganhe desconto de até $80! Ou diga que felipehummel@gmail te indicou ;)). Deixando de lado a pequena propaganda que acabei de fazer... A minha saída do Blogger deve ser em breve. Já andei dando umas testadas e cheguei a instalar o Wordpress para ir me familiarizando. Só ainda não passei para lá por que não estou conseguindo importar meus posts aqui do Blogger. Quando eu conseguir fazê-lo vou me mudar rapidinho.

Claro que no começo devo sentir uma diferença, até por que provavelmente vou ter algumas boas dores de cabeça pra passar tudo direitinho: template, Adsenses, widgets, feed. Se alguém tiver um manual de como fazer a passagem de Blogger para Wordpress, pode colocar nos comentários que eu edito e ponho aqui no post.

Aliás, não contratei o DreamHost só para o meu blog, também pretendo hospedar lá um projeto de site (um dia eu falo o que é) meu e de alguns amigos, além de blogs e/ou pequenos sites de amigos ou da minha namorada (se ela decidir algum dia fazer um blog! Sem fotos dela, claro!). Pelo que vi do serviço de hospedagem é tudo muito organizado e rápido. Fiz uma pergunta ao suporte técnico e em menos de 15 minutos obtive resposta (curta e direta, mas uma resposta). Só espero que ele aguente por muito tempo o site e o/os blogs. Já ouvi falar que depois dos 10 mil visitantes por dia ele começa a xiar. Será que vai aguentar?

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007

Linux, Linux... Vamos ser amigos?

Quem me conhece sabe como sempre tive uma "não simpatia" (antipatia é muito forte) pelo Sistema Operacional do Pinguim. Depois de ter que começar a usá-lo devido aos trabalhos da faculdade mudei um pouco de opinião, mas não quer dizer que eu seja fanático agora (deusolivre).

Estou aqui comentando do Linux por que estou divulgando e participando da promoção (e muito boa iniciativa) do BR-Linux:

Ajude a divulgar a lista brasileira de equipamentos e serviços compatíveis com Linux

...e concorra a MP4 e MP3 players, mochilas Targus, períodos de VoIP grátis e até a ventiladores USB - além de contribuir automaticamente para doações para a Wikipedia e o Wordpress! O BR-Linux coletou mais de 12.000 registros de compatibilidade de equipamentos e serviços (webcams, scanners, notebooks, ...) na sua Pesquisa Nacional de Compatibilidade 2007, e agora convida a comunidade a ajudar a divulgar o resultado. Veja as regras da promoção no BR-Linux e ajude a divulgar - quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux à Wikipedia e ao Wordpress.

 

Este tipo de iniciativa é que o Linux precisa! Não de fanáticos gritando que o ele é melhor que o Windows ou que este é uma porcaria. Afinal de contas, nosso querido Linux também tem muita coisa que só aguenta quem tem paciência!

Não vou entrar no mérito do que e quando e onde o Linux peca. Mas que o bixinho já me deu dor de cabeça, deu e muito!

Claro que o Ubuntu está aí pra todo mundo ver o quanto a comunidade tem evoluído e parado de só reclamar do problema dos outros e olhar para o seu próprio umbigo. Ao invés de tentar impor o jeito Linux de fazer tudo pelo terminal, o Ubuntu tem facilitado cada vez mais as coisas, deixando tudo visual!

Creio eu que futuramente o Ubuntu (ou outros também) vão abolir quase ou totalmente o uso do terminal para praticamente todas as tarefas. Neste dia eu juro que paro de usar Windows!! Ou não né?

Libertem suas mentes! Mas não muito por que se não vira fanático Linuxer!

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007

Ex-deputados baianos não tem preguiça na hora de pedir aumento na aposentadoria!

O Tribunal de Justiça da Bahia condenou a Assembléia Legislativa do Estado a pagar uma indenização calculada em quase R$ 130 milhões a ex-deputados baianos. Cento e um ex-parlamentares entraram com uma ação na justiça, há cinco anos, pedindo o aumento no valor da aposentadoria. Eles querem receber vantagens como diárias de viagens e a chamada verba indenizatória, dinheiro que todo deputado ganha, fora o salário, para pagar despesas, como contratação de serviços.

Não tirei nem pus uma palavra deste parágrafo retirado do site iBahia. Deixei assim, por que ele consegue resumir a "ópera" (ou seria circo?) em apenas poucas linhas. Pelo menos eles ganharam a causa por pouco, 16 votos a 14 dos desembargadores.

Os caras já ganham uma boa de uma aposentadoria tendo trabalhado uma meia dúzia de anos e ainda querem mais? 101 parlamentares entraram com essa ação na justiça, 101 desocupados que querem tirar mais dinheiro do governo. Maravilha hein?

Queria saber o que estes políticos pensam que são pra achar que tem direito a tantas regalias assim. Sério mesmo. Se algum cara chegar pra mim e disser "Eu sou ex-deputado". "Grandes merda" posso responder. Com dinheiro, uma carinha de honesto e um pouco de carisma pode-se eleger até ex-presidiário.

Muitos destes políticos não tem nem curso superior e ganham uma dinheirama só por que trabalharam 4, 8 anos como político? Enquanto tem professor universitário com Doutorado em Eidijeijdburgo (Escócia) que não ganha o que um político ganha de aposentadoria... É justo?

É minha gente, mais um causo desse circo nosso de cada dia.

E o Renan ainda tá lá. Palhaço mor.

Fonte: Correio da Bahia
iBahia
(Passou no Jornal Hoje, ontem :P)

Terça-feira, 18 de Setembro de 2007

Quem já usou o AdWords?

Estou concorrendo ao livro Google Adwords - A Arte da Guerra sorteado no Blogadão.

Aproveitando a promoção do Blogadão vim falar um pouco do Adwords.

Muita gente ainda tem um pé atrás sobre publicidade na Web. Será que dá resultado? Vale a pena? Vendo o número de sites e empresas que já anunciam no serviço do Google parece que a parada dá certo.

Eu mesmo já brinquei por lá e anunciei este blog pela Web através do Adwords. O serviço é EXTREMAMENTE simples de usar e as formas de pagamento aqui para os brasileiros são cômodas (ao contrário do pagamento do Adsense). Muita gente também possui uma desconfiança com pagamentos altos (que é o caso de publicidade), mas o nome GOOGLE dá uma confiança extra ao serviço.

Aos marinheiros de primeira viagem (newbies, como eu) cuidado que é preciso pagar 20 reais para "ativar" o serviço.

Quem é que já usou o AdWords e teve um significativo aumento de visitantes e/ou clientes? Deixe seu depoimento ;)

Quero um serviço de hospedagem decente! Sugestões?

Faz algum tempo que pretendo sair aqui do infame Blogspot/Blogger que não me dá muita liberdade para fazer o que quiser do meu blog. Sem contar a falta dos maravilhosos plugins do Wordpress.

Como a minha querida namorada (nada de fotos!) está pretendendo começar um blog e também estou precisando de um servidor para testar um projeto que estou tocando com uns amigos da faculdade, hospedar este blog num bom servidor pode vim a calhar.

Mas aí cai a pergunta: ONDE? Os outros blogueiros prontamente irão sugerir a dupla dinâmica: DreamHost ou BlueHost. Mas por questões pessoais (frescura mesmo) eu preferia um serviço brasileiro. Sem contar que vivem falando que estes dois serviços não aguentam quando o tráfego cresce muito. Como quero um servidor para 2 blogs e um site profissional (que provavelmente terá um bom movimento), é bom assinar com um que aguente o tranco por mais de 1 ano.

Já andei pesquisando mas há uma infinidade de opções. Tem a Locaweb, mas é um pouco caro e tem que pagar 50 reais pra usar MySql (eu hein!). O Hotel da Web tem uns planos bem baratos, mas será que vale a pena? Na InfoSD tem de R$3,90!

Bem, o serviço que mais me interessei foi o da Insite, por R$15,95 (16 reais né!) você tem 5Gb de espaço e 100GB de tráfego mensal. Atualmente estão com uma promoção que dá um domínio internacional (.com, .net, .org) de grátis no ato da assinatura do serviço ou -R$30,00 no preço da hospedagem (anual) se você quiser um domínio nacional. Ah e é a escolha do blog Google Discovery e se você usar o código de parceria deles o preço que mencionei aí em cima cai de 15,95 para 14,36. O link com o código deles é Insite.

E aí? Qual que eu escolho?

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2007

Renan Calheiros absolvido? Palhaçada!

81 senadores foram ao plenário ontem votar pela cassação ou não do mandato do Presidente do Senado (ainda...) Renan Calheiros. 81 senadores dos quais 40, pasmem, QUARENTA votaram contra a cassação mais do que JUSTA.

Dessa vez eu ouso dizer. 40 palhaços! Por que estes senhores (vossa excelência, é pô é!) só podem nos enxergar como uma platéia sedenta de risos. Essa é a única razão para aprontarem uma palhaçada dessa.

Ainda tem palhaço que tem a cara de pau de vim falar de falta de provas? Pelo amor de Deus. Querem evidências com animações em 3D e o vídeo do acusado declarando sua culpa?!

E olhem o santo:

Perguntado se iria comemorar a absolvição, o senador respondeu:
- Vou para a igreja rezar, vou para a igreja rezar.

É, colega senador-que-recebe-dinheiro-de-lobista. Vá rezar, pedindo pro povo esquecer dessa vergonha, tanto para a vossa excelência quanto para seus cumpádis senadores que não dão a mínima se você é culpado ou não e só seguem seus próprios interesses.

O ocorrido ontem em Brasília foi mais uma facada na nossa democracia, mais um motivo para repensarmos nessa sociedade que deixa os políticos palhações impunes! Eles nunca cansam de fazer palhaçadas super engraçadas. E alguém tá rindo? Eles né!

Pra finalizar, esse Renan é muito brasileiro mesmo. Não desiste esse menino. Por isso eu apoio a campanha:

DESISTE RENAN!

Quarta-feira, 12 de Setembro de 2007

Cursos caros? Pra quê? Na internet tem conhecimento de sobra e Grátis!

Qualquer um que esteja no colégio, faculdade ou trabalhe já deve ter ido no Google para procurar por coisas como: slides de matérias, livros, tutoriais, "Aprenda a linguagem phajaxasp em 2 horas", artigos, fóruns com dicas e especialistas em um assunto entre outras coisas. Isso por que a Web de hoje transborda conhecimento. Mas como podemos achar e aproveitá-lo sem cair em pegadinhas e informações erradas?

Saber onde e como procurar

Antes de tudo, se você quer achar algo é claro que é melhor você saber procurar. "Duh! É só procurar no Goooogle!!". Pode até ser... Mas até no onipresente Google é preciso saber usar as suas funcionalidades.

Existem várias modos de pesquisa e é bom ter uma noção para poder facilitar na hora de procurar algo. Para saber mais dê uma olhada nas páginas de ajuda do Google aqui e aqui, além deste post com mais algumas coisas.

Outra dica legal é o Google Code Search, para quem não conhece ele procura palavras-chave em códigos-fonte disponíveis pela Web, vale a pena para os programadores. Para os universitários e pesquisadores o Google Acadêmico já é figurinha conhecida, mas todos podem conhecer seu poder. Nele você encontra artigos científicos de uma variedade muito grande de assuntos. É bom dar uma conferida antes de procurar em outras fontes menos confiáveis.

Lembre-se sempre de tentar primeiro pesquisas mais específicas, se não obter resultado vá tentando mudar os termos ou generalizar alguma parte da consulta.

Conferindo a fonte

Alguém já pegou alguma informação de um site e quando foi ver estava errada? Quem só copia e cola da Wikipedia ou qualquer outro site já deve saber como é. Por isso, se você souber da onde veio o slide, artigo ou seja lá o que você tenha achado, verifique quem foi que fez. Foi um professor? Um pesquisador? Um entusiasta da área? Um grupo de alunos de um curso? Todos estes são passíveis de erro, mas entre a palavra de um professor e a de um aluno qual você deveria confiar? (claro que tem professor falando besteira por aí, mas...)

No caso de Tutoriais e artigos do tipo "como-fazer-tal-coisa-em-10-passos" é bom procurar primeiro em sites renomados da área como o WebTutoriais, por exemplo, além de fóruns especializados onde além de tutoriais você vai encontrar gente que entende bem do que você procura.

Caso não ache o que lhe interessa nos principais sites então vá atrás de alguém que tenha postado em um blog aquele tutorial que você está procurando, geralmente você acha uma boa alma pra te salvar nestas horas.

Uma coisa que pode ser chata, mas pode evitar incovenientes, é você sempre pegar informações de mais de uma fonte e compará-las. Se uma estiver diferente da outra você vai perceber que algo está errado.

É possível aprender sozinho através da Web?

Esta é uma questão polêmica. Muita gente diz que aprendeu a programar, fazer sites, cozinhar sopas, dar manuntenção no Linux (o mais difícil! Brincadeira! :P) entre outras coisas apenas lendo tutoriais e artigos encontrados na Internet. É possível? Com certeza. Mas muitos argumentam que na Web você não tem a profundidade e a versatilidade que você ganha fazendo um curso "de verdade" numa sala de aula com professor e tudo mais (no Second Life tem sala de aula?). Isso não tira o mérito da pessoa que aprendeu tudo na Internet, muito menos o conhecimento dela.

O fato é que hoje qualquer pessoa que saiba procurar no Google pode aprender uma infinidade de coisas. Basta perseverança, coragem e muita cabeça pra bater quando as coisas derem errado e não tiver professor para pedir ajuda. Oww! Mas é só ir num fórum e perguntar de alguém que saiba! ;)

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2007

Diamante de Sangue e O Senhor das Armas

Depois de assistir Diamante de Sangue (ou Blood Diamond) alguns dias atrás resolvi comentar este e outro filme aqui no blog. Os dois envolvem temáticas de guerras mas apenas como pano de fundo e não como foco principal.

Diamante de Sangue (Blood Diamond)

Quem disse que Leonardo di Caprio não sabe atuar? Neste filme ele faz o papel de um contrabandista de diamantes. O enredo do filme tem como fundo a guerra civil em Serra Leoa, então você deve esperar muitas cenas de tiros e principalmente cenas fortes!


O Senhor das Armas

Este talvez seja até um pouco mais forte que o anterior, mas é sensacional. Conta a história de Yuri Orlov (Nicolas Cage) um contrabandista de armas (é, um é de diamante o outro de armas!). O filme mostra a vida do protagonista, o seu trabalho e a sua vida pessoal. Além disso, expõe constantemente as guerras e os absurdos que ocorrem na África.

Uma frase do próprio Yuri durante o filme resume o foco do longa:

“A cada 12 pessoas no mundo, há uma arma. A minha preocupação é: como armar as outras 11?”

Vale muito a pena alugar e assistir os dois, estes são do tipo de filme que você termina de assistir e fica pensando... Neste caso você vai pensar nas coisas absurdas que acontecem no mundo e que ninguém percebe ou dá importância.

Sábado, 8 de Setembro de 2007

Negócios que podem render 1 milhão de reais

Li, nestes últimos dias, a reportagem muito boa publicada na Revista INFO deste mês (Setembro 2007) e resolvi comentá-la aqui. O título dela:

"12 Negócios para ganhar R$1 milhão. Veja algumas idéias promissoras para faturar seu primeiro milhão em até três anos de atividade."

Promissor hein? Além do prometido na headline a reportagem ainda conta com o testemunho de empreendedores e os problemas enfrentados por eles ao tentar abrir seu próprio negócio.

Duas coisas chamaram a minha atenção no artigo:

Primeiro o fato de o Brasil ser o 10o (DÉCIMO) país com maior atividade empreendedora no mundo. Eu, particularmente, achava que estávamos pior! Obviamente DEVERIA ser melhor.

A segunda é que segundo uma pesquisa do Sebrae-SP uma das razões do fechamento precoce de empresas é a falta de planejamento. Parece trivial e óbvio. Mas não é! Os brasileiros (ou talvez qualquer outro povo) costumam achar que SABEM tudo sobre negócio, business,empresas. Quando o cara vai abrir um novo empreendimento já chega achando que sabe tudo, que pode tudo e que tudo vai dar certo. Afinal, ele sabe tudo! Claro que há muitas excessões, mas a ocorrência dessa situação é notável. Segundo a mesma pesquisa 56% das novas empresas fecham antes do 5o ano de existência. Arrisco-me a dizer que boa parte dos empresários desta estátistica caem neste conceito de "empreendedor-sabe-tudo".

Não precisa necessariamente de um diploma de Administração ou Economia para ser um bom administrador de uma empresa. Mas para os que não o tem é bom ir atrás de treinamento, qualificação e adquirir conhecimento na área.

Empreendorismo é um terreno perigoso, cheio de decisões subjetivas e é nestas que um bom conhecimento de Administração faz a diferença entre a escolha "certa" e a "errada".

Ah, comprem a revista! Está muito boa.

Widget de comentários rápidos

Hoje coloquei aqui no blog um widget bem bobinho para comentários simples do tipo: Legal, Divertido, Brilhante... Ainda vou esperar mais um pouco para ver se surte efeito e se os visitantes realmente vão passar lá e dar um voto.

Mas pra que isso? É sabido que poucas pessoas se dão o trabalho de clicar em "Postar comentário" e deixar uma opinião. Tendo isso em vista, o widget em questão facilita o trabalho de todo mundo. É só clicar no ícone que mais se aproxima da sua opinião referente ao dado post. Outra coisa é que depois que a pessoa vota o próprio widget sugere outros posts do blog para a pessoa visitar (de uma maneira meio difícil de enxergar mas tudo bem).

Traduzindo: Põe lá o que tu achar do post!

Para quem quiser usar também no seu blog, é só passar o mouse em cima que há a opção. Apesar de o widget não ser extremamente customizável, dá pra mudar algumas coisas.

É isso! Se alguém achou feio, chato ou alguma coisa pode deixar um comentário. Se alguém tiver algum outro widget pronto nesse estilo ou mais simples (já tentei um de estrelinhas mas não pegou aqui no blogger) fique a vontade para compartilhar.

Quinta-feira, 6 de Setembro de 2007

Por que Blogar?

Seguindo o meme começado pelo Andre Santos vou tentar explicar por que comecei a escrever num Blog e por que continuo escrevendo.

Apesar de eu ter começado a escrever blogs a pouco mais de 1 mês, eu tenho essa vontade faz alguns anos, provavelmente desde a época de colégio (me formei faz uns 3 anos). Lá por estes tempos eu via a liberdade dos blogs e tinha vontade de também participar. Mas meu pessimismo (ou seria realismo?) me fazia acreditar que só uma meia dúzia de pessoas iam ler, e isso me desmotivava bastante.

Alguns meses atrás comecei a ver como a história dos blogs tinha mudado, havia mais maneiras de expor seu blog, de alcançar novos visitantes. Agora existia o Google, o Digg, o Rec6, o Ueba, o RSS... Isso acabou me dando a empolgação que faltava para eu abrir um blog.

Mas sim! E qual a minha motivação para blogar?

Eu queria poder escrever coisas que eu bem entedesse. Se eu quiser comentar uma notícia, eu comento. Se eu quiser falar de política, eu falo (apesar de o foco do blog ser tecnologia). Eu falo do que eu gosto de falar, e eu gosto de fazer isso (redudante?).

A idéia de poder ganhar uma graninha (mesmo sendo tímida) fazendo o que eu gosto também foi uma das coisas que me levaram a criar o Blog do Hummel, mas com certeza não foi a principal. Aliás, aconselho que ninguém faça um blog estritamente para ganhar dinheiro. Por que TALVEZ você possa acabar se focando de mais nas verdinhas e esquecer que você escreve para pessoas que lêem o seu conteúdo que se não for bom vai passar batido e nada de Money pra ti.

Por fim, queria agradecer o convite do André e se alguém quiser continuar o meme pode seguir em frente! Até mais!

Terça-feira, 4 de Setembro de 2007

Como ter idéias e criar sites que podem valer 1 bilhão de dólares - Parte 3

Esta é a última parte desta série de artigos. Neste vou falar de algo tão importante quanto ter idéias maravilhosas e inovadoras: botar a mão na massa e tirar a sua idéia do papel. Além de, é claro, como não esbarrar em problemas na hora do desenvolvimento do site.

Para começar quero fazer uma pergunta para as pessoas que têm uma idéia ou um protótipo de site:

Os usuários trocariam um outro serviço pelo seu? Por que?

Se a sua idéia é totalmente inovadora:

Os usuários usariam seu serviço? Eles criariam o costume de usá-lo? Por que?

Estas são duas perguntas muito importantes para saber se a sua idéia para site é viável ou simplesmente fruto de um devaneio. Muitas vezes podemos pensar em algo novo e achar a coisa mais legal do mundo, mas nem sempre, colocando na prática, isso vai ser verdade. Por isso, antes de tudo, realmente faça uma análise do mercado e os seus concorrentes e veja se realmente vale a pena desenvolver seu projeto. Não precisa ser algo formal, apenas liste-os e defina características de cada um.

Se você está convencido que você vai conseguir atrair muitos usuários para o seu serviço então vamos ver algumas dicas para o desenvolvimento do seu site não sair dos trilhos.

1 - Leia, estude e conheça BEM o mercado

A Web é gigantesca e extremamente competitiva. Você não pode se dar o luxo de não conhecê-la muito bem, especialmente o nicho de mercado que você quer incluir o seu novo site. Ter este tipo de conhecimento evita surpresas mais para frente do tipo "o site X já implementou faz tempo a funcionalidade que eu comecei a fazer ontem".
Essa dica não vale apenas para o caso de um novo site e sim para qualquer negócio. Você precisa entender o ambiente em volta do seu empreendimento para poder se "defender" e "atacar" da maneira certa.

2 - Seja sempre crítico mas sempre com Bom Senso

Não importa o quanto você trabalhar no seu projeto de site, sempre vai haver algo que pode ser melhorado ou algo novo para ser implementado. Portanto, seja crítico! Examine os pontos fracos do seu serviço. Mas sempre tenha bom senso e examine também seus pontos fortes. Tente pesar os dois lados, vendo onde você deve melhorar e o que pode ser descartado. Se estiver trabalhando em grupo não deixe de dar uma sugestão ou comentário sobre o trabalho de outro, mas com todo o cuidado e MUITO bom senso. Nem todo mundo aceita críticas, especialmente se elas não forem construtivas.

3 - "Faça você mesmo" ou fazer com um grupo?

Esta é uma decisão que mexe muito com o ego. Será se você consegue fazer o seu projeto de site sozinho? Se esta for sua escolha esteja munido de ajuda, seja de pessoas que entendam dos assuntos relacionados ou fóruns e listas de discussão onde você poderá tirar suas dúvidas. Por exemplo, se você vai usar PHP, MySQL e Ajax no seu site, tente conhecer pessoas que poderão te ajudar nessas áreas ou lugares na Web que você possa pedir ajuda.

Se você decidir fazer em equipe esteja preparado para lidar com discussões e idéias conflitantes. Talvez o mais importante, neste caso, é cercar-se de pessoas de confiança e o principal: COMPETENTES. Não adianta ser o seu melhor amigo desde o berçario se o cara quer ser programador do site e só sabe fazer uns programinhas básicos. Uma última coisa a ser observada é que você ter a certeza que os membros do seu grupo estão tão motivados com o projeto quanto você, seja através de remuneração ou através da simples motivação de criar algo novo.

4 - Organização

Organize TUDO! O desenvolvimento de um site pode gerar uma montanha de código. Saiba administrar isso. Ter um controle de versões também é uma boa idéia. Além disso, mantenha controle de quem está fazendo o que no projeto, caso esteja trabalhando em grupo, se estiver sozinho, mantenha uma lista atualizada das coisas que você está fazendo e do que você vai fazer.

5 - Não desista!

Dependendo da complexidade da sua idéia para site, ela pode demorar muito para ser desenvolvida ainda mais com um número reduzido de pessoas (ou só você). Se você acredita realmente na sua idéia, vá em frente e não pare. Deixar o projeto de lado para continuá-lo depois, pode ser a sentença de morte do mesmo. Tenha coragem e não se perca na imensidão da Web, com perseverança e muito trabalho você também pode ter o seu lugar nela.

Concluindo

Obviamente há outros pontos que necessitam de cuidado mas você vai encontrá-los durante sua jornada. Se alguém estiver desenvolvendo um site e leu as dicas destes artigos lhes desejo Boa Sorte!

Pra fechar: Seja Brasileiro! Não desista nunca! Trabalhe que nem um condenado. Não tenha medo de inovar e ter idéias!

Até a próxima!

Leia também os 2 primeiros artigos da série:

Domingo, 2 de Setembro de 2007

Como começar um Blog: Focando no Dinheiro ou no Conteúdo?

Assim como vários outros blogueiros iniciantes enfrentei um dilema complicado. Eu podia focar meus posts e meu tempo tentando trazer o maior número de visitas possível para o blog, com o intuito apenas de ganhar um dinheirinho. Mas também podia deixar de lado Adsenses da vida e escrever bom conteúdo, por que, talvez, dessa forma as visitas apareceriam naturalmente. Qual o caminho "certo"? E qual eu segui? Vamos ver...

Tenho certeza que todos os meses inúmeros novos blogueiros criam seus sites pessoais, pouco mais de 1 mês atrás eu era um destes. Sempre tive vontade de expressar opiniões e mostrar coisas que acho interessante. Resolvi, então, criar um blog para isso. Logo, antes que a gente perceba, ficamos maravilhados com as experiências de tantos outros blogueiros ganhando quase 100 dólares por dia. Para mim, um universitário que ganha 300 reais de uma bolsa para projeto de pesquisa, ganhar mais do que 1000 dólares por mês escrevendo textos parecia um negócio perfeito/ótimo/maravilhoso/como-não-comecei-antes?. A coisa não é bem assim. Todo blogueiro newbie sabe disso mas no fundo tem a esperança de que vá faturar milhares de dólares em poucos meses.

Focando na grana, bufunfa, verdinhas, money, cascalho!

Dinheiro. Você quer escrever um blog para ganhar dinheiro? Este é o seu intuito principal? Tudo bem. Ninguém pode te condenar por querer uma recompensa pelo tempo despendido escrevendo posts. Mas lembre que nada em exagero é bom. Dois pontos devem ser comentados para ninguém passar do limite:

1 - Quantidade de anúncios e publicidade e sua localização na página

Alguém já viu um blog ou site e não sabia se estava navegando por uma página ou se estava vendo fotos do Carnaval do Rio? Poisé! Qualquer tipo de propaganda excessiva e muito chamativa é cansativa para o usuário. Você deve saber pesar bem o número de anúncios e suas posições dentro das páginas, quanto menos intrusivo melhor. Quando você navega por uma página você não quer ver anúncios atrapalhando sua visão. O olho do usuário é que deve dar "de encontro" com o anúncio e não este pipocar na tela para a pessoa poder ver.

2 - Escrever posts direcionados para mecanismo de buscas

Andando pelos blogs por aí, não é muito difícil encontrar alguns onde os posts são sempre com temas altamente comentados, procurados e visados por muitas pessoas. Por que isso? Se tem muita gente falando, tem muita gente procurando no Google, ou seja, mais visitas para quem está postando sobre o assunto que está na moda. Por si só, essa não é uma prática muito "errada". Mas, novamente, exageros não são bons.

Além disso tudo, é bom lembrar que é necessário bom senso nas decisões. Se coloque no lugar do visitante do seu blog. Ele ia gostar de ver um monte de anuncios ou de ler só as mesmas notícias que ele já leu em outros lugares? Agregar conteúdo a qualquer post seja qual for o assunto é essencial, isso nos leva a segunda parte do artigo:

Focando no conteúdo. Bons artigos, tutoriais, entrevistas...

Principal vantagem de criar conteúdo bom e original: os visitantes vão voltar para ver se tem mais coisa boa!

O grande problema: o número de visitas deve demorar a subir.

É comum perder o ânimo quando há poucas pessoas lendo seu texto e é por isso que muitos acabam fazendo muitos posts apenas copiando e colando de outros sites. Entretanto, com o advento de sites como o Rec6, Ueba, Linkk e outros, o seu post pode ganhar visibilidade sem você precisar postar coisas aleatórias e repetidas.

Quando você começar a sentir que as pessoas estão, de fato, lendo seus textos ORIGINAIS e com conteúdo e que elas estão gostando, a vontade de escrever provavelmente vai surgir de forma natural.

O que focar então?

Eu sabia que ia acabar caindo no cliché mas é o jeito: Um meio-termo nesse caso deve ser a solução ideal! Mais especificamente, é bom tender um pouco mais para o lado do conteúdo. Tento sempre escrever artigos originais, ou pelo menos, agregar opinião às notícias que comento por aqui.

Neste 1 mês de blog, escrevi vários tipos de posts. Ganhei uns dinheirinhos no Adsense. Mas o mais importante é que eu não deixei nenhum dos dois lados dominar. Não me preocupo em escrever posts super inteligentes e interessantes e nem fico tentando arrumar maneiras de ganhar mais dinheiro.

Por fim, escreva o que você quer e o que você gosta de falar. Não invente, finja ou seja alguém que não é, por que se você o fizer logo isso transparecerá nos seus posts e os seus visitantes não vão gostar.

Sábado, 1 de Setembro de 2007

Por que o Rec6 nunca lembra de mim? E cadê o "Meus votos"?

Resolvi fazer propaganda de dois serviços muito bons: Via6 e de seu filhote Rec6. Vou aproveitar para fazer duas pequenas reclamações.

Toda vez que faço login no Rec6 marco a opção "Lembrar login", mas não sei por que ele sempre se esquece de quem eu sou! Quando vou entrar no dia seguinte no site preciso logar novamente. Acho que não é implicância comigo pois um amigo meu também tem o mesmo problema.

Outra coisa que eu usava no Rec6 era o link "Meus Votos" que creio ter sido pulverizado. Talvez suas funcionalidades tenham sido remanejadas, mas não achei. Eu gostava de usar para saber a quantas andam os links que adicionei, além de ver alguma notícia que votei e não li.

Deixando as reclamações de lado e falando sério. O Via6 realmente está de parabéns por que vem demonstrando um serviço de primeira. Achei muito interessante uma funcionalidade, adicionada a pouco tempo, de você "assinar" um perfil para saber as coisas que uma pessoa fez dentro da rede. Ah! Para quem ainda não conhece, o Via6 é uma rede social voltada um pouco mais para o lado profissional. Claro que podendo haver conversas e coisas informais. Nela você vai encontrar também muito conteúdo gerado pelos próprios usuários, já que há uma facilidade para isso.

O Rec6, também para quem não conhece, é um site onde os próprios usuários mandam links para artigos/posts/notícias e estes votam nas que mais acham relevantes/legais/interessantes. Algo semelhante ao Digg, Linkk, Eucurti e afins. Meus posts geralmente estão por lá, se esquecer de conferir por aqui é só olhar lá!


OBS: Esse artigo não foi patrocinado. Eu que uso os serviços e acho sempre bom espalhar o que pode ser útil!