sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Produtividade pessoal: Não sei o que fazer agora!

Ultimamente, tenho organizado todas as minhas tarefas no Remember the Milk (quem não conhece, faça-o agora). Trabalhos da faculdade, idéias para posts aqui no blog ou lá pro Google Discovery, mais trabalhos da faculdade, coisas pra baixar/fazer/olhar e etc. Bem, pela minha experiência das últimas semanas só isso não está servindo muito pra mim. Por quê? Quando tenho tempo pra sentar na frente do computador e começar a trabalhar, dada tantas opções de tarefas a fazer, fico um bom tempo só tentando decidir o que devo fazer, acabando por perder muito tempo. As vezes vou ler Feeds e pronto :P

Como resolver esta situação?

A minha solução (temporária talvez) é bem simples: adiantar a tomada de decisão. Comecei a decidir na noite anterior o que vou fazer no dia seguinte. Separando por MANHÃ/TARDE/NOITE e levando sempre em conta "Professor da matéria X pode não dar aula" ou outras variáveis, além de indicar uma certa hierarquia entre as tarefas, mais ou menos assim:

-----MANHÃ-----

1 - Começar Trabalho Y
2 - Terminar Post A

-----TARDE-----

Se n tiver aula -> Escrever Post Novo

-----NOITE-----

1 - Ler Feeds
2 - Terminar Trabalho Y

Já tentei usar o Google Calendar (entre outros calendários) para organizar o que fazer em cada dia. Não sei se é só eu (ou é?) mas quando organizava previamente minha semana inteira eu não conseguia cumprir as coisas por causa de inúmeras variáveis que não conseguia prever. Além de que não consegui me acostumar a toda vez que sentasse no computador olhar o calendário/agenda.

De qualquer forma, vou tentar me organizar desta forma, se eu me lascar mais ainda eu me reporto pra vocês.

Veja outros posts com dicas e sobre produtividade:

9 comentários:

Micox - Náiron J. C. G. disse...

Também tenho o mesmo problema heheh.
vou tentar seguir as dicas.

Guilherme Serrano disse...

Ae Hummel!

Eu faço listas, separando por dia/semana.

Tenho a lista de tarefas dos próximos 2 dias, por prioridade. Toda noite reviso o que foi feito e adiciono o que está por fazer. Tento seguir á risca, o papel fica em baixo do teclado o dia inteiro comigo olhando para ele e isso é como se eu tivesse patrão e ele me chicoteasse.

Funciona que é uma beleza!

Felipe Hummel disse...

heheuhe
Gostei da idéia do patrão debaixo do teclado :P

Como eu acho que passei no post, a idéia de só deixar armazenado o que você tem pra fazer não é o suficiente.
O interessante é definir QUANDO e OQUE fazer.

A minha luta é por isso pelo menos hehe

Abraço!

pierrysturt@gmail.com disse...

Ola Amizade, vi seu comentario no Blog do Interney e acabei repetindo no meu Blog http://clubdohardoware.com e concordo com vc! O mercado de trabalho esta dificil e alternativa e como diz meu sobrinho { socar o dedo no teclado e permitir) a massa cinzenta trabalhar!
Porem acrescento que nessa tematica toda a uniao faz a forca! Poderiamos criar uma Tematica:
Comente no Blog do proximo assim como gostaria que comentasse no teu" o que acham?

Nadja Pereira disse...

Olá Hummel, vi até teu blog, através do de Tiago Dória. Já tentou um meio mais tradicional como uma agenda de papel? Sei que parece uma dica meio simples, mas aquela de folha por dia e páginas com horários são ótimas para se organizar. Devo mt da minha concentração na net, por causa delas. Até mesmo porque, os sites eu posso esquecer de acessar.

abs!

musicasequasetudo.blogspot.com

Felipe Hummel disse...

Oi Nadja! Já pensei sim. Inclusive a solução da minha namorada é essa: Agenda de papel.

Mas como passo boa parte do dia na frente do computador...
hehuehe
Não sei se me acostumaria com uma agenda.

Obrigado pelo comentário!

Abraço!

Guilherme Serrano disse...

ae hummel, eu tenho um papel para o próximo dia sempre... e mentalizo as tarefas entre manhã/tarde.

e tenho uma lista "grande" que é semanal, exemplo:
- apresentar projeto X
- enviar orçamento Y

Ai na lista de amanhã:
- fechar layout
- pedir as fotos
- enviar email para fulano
- fazer orçamento Y com programador

a lista maior engloba as menores, que vou fazendo por prioridades... parece confuso, mas eu me entendo muito bem com rabiscos.

haha, vai de cada um encontrar um jeito de se organizar...

Felipe Hummel disse...

Com certeza Guilherme!

Acho que o principal é arrumar um modo que você goste, e que funcione pra você! É mais importante do que seguir métodos dos outros.

Não adianta seguir o modelo de outro, se você fizer isso contra a sua vontade.

É isso!

Abraço!

Anônimo disse...

Aprendi uma metodologia muito simples e eficaz para se organizar de forma eficaz. Fiz um excelente treinamento que há pouco tempo - Programa de Produtividade Galileo - sobre produtividade pessoal, alinhando metodologia de organização + o uso efetivo de tecnologias que te dão produtividade, como o MS Outlook e um Smartphone, e também diversas dicas de comportamentos produtivos que ajudam muito, dicas simples e práticas, como aprender a dizer não; não se deixar ser interrompido toda hora, diversas dicas sobre produtividde com email, com reuniões, etc.

O curso é extremamente prático e muito bem estruturado….vale a pena, pois em 8 horas se aprende muitas coisas muito práticas e valiosas para se ganhar produtividade e qualidade de vida, e se coloca já na prática, no próprio treinamento …. veja http://www.produtividadeprofissional.com.br

Carlos Alberto