quarta-feira, 4 de junho de 2008

Cadê a bolha da Web 2.0?

Alguns meses atrás, cansamos de escutar o quanto a Web 2.0 estava caminhando para uma nova Bolha, assim como nos idos de 2000. Compras milionárias, startups sem ter como ganhar dinheiro. Tudo muito preocupante. Mas e aí? Cadê ela mesmo?

Existe algo inerente à Internet. A Web tem uma queda por hypes. Tudo que causa polêmica, acaba atraindo muita atenção, incluindo de pessoas renomadas e conhecidas. Como todo mundo sabe, quando alguém importante, tipo John Dvorak ou Michael Arrington, resolvem dar a sua opinião, esta ecoa por todos os cantos da Web e muita gente passa a idéia adiante.

Será que o Dvorak sempre tem razão? Em uma artigo, ele pregou que a bolha da Web 2.0 estava se formando e que íamos ver novamente a quebradeira.
Até agora... Nada. Alguém viu algum índicio, fato ou estudo especializado mostrando que as empresas na Web estão caminhando para um beco sem saída?



Uma característica do estouro da bolha da Web 1.0 não está presente nos dias de hoje, e esta parece ter passado desapercebida por alguns analistas. Hoje as startups demoram MUITO (quando o fazem) para abrirem seu capital nas bolsas de valores e o dinheiro que gira dentro das startups é em maior parte provido por fundos de capital de risco. Twitter, Facebook e afins, nada de venderem ações. Em 2000, qualquer site de vender fraldas pela Internet tinha ações bem valorizadas na bolsa.

Quando percebeu-se que estas empresas eram furadas, sem tanto potencial pra gerar lucro, não foi o capital de risco que quebrou a cara. Milhares de investidores da bolsa também quebraram, o que acabou puxando um monte de gente pro buraco.

Obviamente, hoje tem muito serviço na Web que não vai retornar 1 centavo dos investimentos, outras vão ficar bambas e depois cair. Outras vão triunfar. Mas será que a quantidade de investimentos desenfreados e sem cálculo da época da bolha se comparam com os de hoje?

Será possível que o pessoal dos grandes fundos de investimento ainda são tão bobinhos quanto em 2000?

Enfim, eu vou esperar.


Leia também:

5 comentários:

Walmar Andrade disse...

Embora a história seja cíclica em alguns episódios, há também o fato de que as pessoas aprendem com os erros. Por isso acho difícil ocorrer uma repetição do que aconteceu no início da década. Os gatos já estão escaldados.

Felipe Hummel disse...

Opa Walmar!

Realmente, faltou eu exemplificar com o ditado do gato escaldado tem medo de água fria hehe

Obrigado pelo comentário

Abraço!

Tiago Celestino disse...

Ainda é muito cedo para dizer que teremos a bolha da web2.0. Acredito que muita gente acredita nas palavras dos grandes jornalistas, pelo o fato de credibilidade e a forma que o mesmo passa para os leitores.

Enquanto isso, surgem mais empresas da chamada Web2.0 ;_)

Newton Wagner disse...

Bem, é fato que muitas startups web 2.0, ou até sites que tentaram entrar na onda do 2.0 estão falhando em diversos sentidos.

O primeiro deles acho que é a evolução, que você cita no próximo post.. para onde evoluir? O Via6 e Rec6 são ótimos exemplos que mereciam citações, pois pecam em questões simples (como o design confuso do Via6 e o lance do login que você citou no outro artigo).

E eles não são os únicos que estão pecando neste sentido.

Sillon Lemes disse...

Mas, na verdade, o que foi a bolha da web 1.0?