segunda-feira, 23 de junho de 2008

Como implementar novas funcionalidades no seu site/software?

Em empresas, sites, grupos, equipes de desenvolvimento sempre há a dúvida: para onde crescer agora? Qual o próximo objetivo? No caso de desenvolvimento de sites e softwares a pergunta é: qual nova funcionalidade ou idéia implementar agora? Esta pergunta inevitavelmente depende de outra: o que o usuário quer?

Já ouvi CEO de startup falar que não se pode dar ouvidos a todos os pedidos dos usuários por novas funcionalidades. Faz sentido. Cada pessoa tem opiniões subjetivas do que é bom e ruim, e cada pessoa tem sua maneira de utilizar e razões para usar um software. Levar em consideração, cegamente, os desejos de todos é ingênuo. Como pesar os pedidos de usuários e os objetivos da equipe de desenvolvimento ($$$)?

Um jeito, muito usado, é reunir a equipe e debater até decidir (sem sair no tapa) o que a deve-se fazer agora. Um consenso dentro do grupo, pode significar a melhor opção, ou não. O problema é considerar apenas opiniões dos desenvolvedores que podem não ter o perfil do usuário do produto.

Uma forma interessante e pouca usada é deixar os usuários sugerirem publicamente idéias ou novas funcionalidades para seu site/software e permitir que as pessoas possam votar nas melhores. Desta forma, é possível consultar a opinião em massa dos seus usuários antes de implementar de fato.

Usar a colaboração em massa a seu favor, pode ajudá-lo a "filtrar" as melhores idéias. Deixando com os usuários o trabalho de pensar e decidir quais as coisas úteis que eles querem ver no seu software.

Comunidades open-source já se utilizam de mecanismos nesse estilo. O Google também usa algo semelhante para filtrar as melhores idéias dos seus próprios funcionários, o Google Ideas:



Seria interessante, então, criar um sistema desse tipo para o seu site/software, onde qualquer pessoa pudesse sugerir e votar em idéias? Sim. Pode ser uma alternativa barata e eficaz de saber o que o seus usuários querem.

O importante é mostrar que a equipe de desenvolvimento está trabalhando para melhorar o produto. A equipe tem que cuidar da satisfação do "cliente". É fácil ver muitos sites parados no tempo. O próprio Gmail passou um bom tempo parado, sem mudanças significativas. O Rec6, nacional, meses depois ainda não lembra de mim na hora de logar, e não implementou nenhuma grande mudança (talvez nos algoritmos para contagem de votos).

Nestes tempos de "always beta", o seu produto pode ser o melhor hoje, mas amanhã o seu concorrente pode lançar 20 funcionalidades melhores que a sua. Atualizar-se sempre, pensando na opinião do usuário, é altamente recomendável e o único modo de se manter competitivo.
Leia também:

3 comentários:

Anderson disse...

Olá Felipe.

Será que existe alguma ferramenta como essa fdo Google open source? Se sim, poderia nos passar algumas opções?

Valeu.

Felipe Hummel disse...

Opa Anderson.
Pra te falar sinceramente, tive a idéia desse artigo depois de ver um site onde tu podia criar uma página de votação para idéias/funcionalidades para um projeto seu. Mais ou menos no estilo do Google Idea. O problema é que eu perdi. Procurei bastante, mas não achei. =\

Sistema open-source eu não cheguei a procura, mas creio que não seja difícil. Se tu for prestar atenção um sistema para um digg-like (rec6, dihiit, linkk), que consiste na votação de notícias pode ser adaptado para votação em idéias.

Nesse caso, eu acho que já vi sistema open-source. Vou dar uma procurada, e deixo aqui.

Abraço!

Felipe Hummel disse...

Ae cara, pode dar uma olhada nesse post:
http://pronus.eng.br/blog/http:/pronus.eng.br/blog/o-que-voce-quer-que-o-trac-tenha-nas-proximas-versoes

Ele fala de um sistema pra votação em funcionalidades/bugs