segunda-feira, 11 de agosto de 2008

As telas Multi-Touch Screen são as interfaces do Futuro?

É inegável o impacto que o iPhone teve no mercado de tecnologia. As telas touch screen foram elevadas a um novo patamar, bem longe das canetinhas stylus. O iPhone mostrou que interfaces multi-touch screen podem ser muito mais intuitivas e "divertidas". Agora, o conceito de telas sensíveis ao toque ameça se espalhar para os computadores. Será esse o futuro? O mouse será substituído pelas mãos?

Rumores dizem que um MacBook Touch da Apple estaria por vir ainda este ano. Seria essa a confirmação de uma nova tendência? Embora os PCs tablet não sejam mais novidade, o seu uso/utilidade ainda é muito restrito a aplicações específicas. Talvez o novo computador da Apple comece a mudar de vez como interagimos com os nossos PCs.

Imagine fazer tudo no computador através das mãos? Abrir uma janela, clicar num link, trocar de aba no navegador. Parece bastante interessante e intuitivo, certo? Mas, nem tudo é maravilhas. Utilizar um computador o tempo todo através de toques na tela pode ser cansativo. Imagine que agora o teclado e o monitor ficam no mesmo plano. Colocar a tela deitada na mesa como um teclado, vai fazer o usuário ficar olhando para baixo (depois de 2 horas, olha o torcicolo). Colocar a tela em pé como um monitor tradicional, vai fazer o usuário digitar com os braços erguidos (depois de 2 horas, olha o ombro doído). Um meio termo é necessário: inclinação e apoios?

Outro detalhe é que um usuário podendo usar todos os dedos vai ser sempre mais ágil que um bicampeão mundial de Counter Strike usando o Mouse MX900 Ultra Mega 1.000.000 dpi!  É com essa promessa de agilidade e facilidade que a tecnologia Multi-touch screen avança e ganha mais fãs. Comparando um iPhone com um celular convencional com teclado alfa-numérico, é inegável a intuividade e agilidade no celular da Apple. O acesso a Web, por exemplo, torna-se muito mais dinâmico e pouco cansativo no iPhone.

Mas será que as pessoas vão se acostumar com interfaces touch screen? A quebra de paradigmas no âmbito da tecnologia sempre causa desconfortos e dores de cabeça, mas uma hora ou outra as pessoas acabam se acostumando, geralmente quando o novo paradigma é realmente mais útil. Por exemplo, a mudança da interface do Office na versão 2007 causou muita insatisfação nas pessoas, mas com o tempo as pessoas vão se acostumando e gostando.


É fato que muitas pesssoas não acreditam na idéia. Iniciativas como o Microsoft Surface e provavelmente um futuro MacBook Touch mostram que a indústria já caminha em direção a novos conceitos de interação entre homem e máquina. Acredito que a tecnologia evolui sempre para a comodidade das pessoas. Se esse for o caso, daqui a alguns anos teremos inúmeros modelos de computadores multi-touch screen, para todos os gostos.


Leia também:

Um comentário:

carol. disse...

Não consigo me imaginar sem meu teclado, sem meu mouse...
Eu realmente acho tudo lindo, bonito...mas não consigo.
Diretamente imaginei o quanto deve ser chato ficar olhando para baixo. Principalmente para quem trabalha direto no computador.
E convenhamos que esses apoios nunca são bons. :(