segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Google é Lento

Vocês também acham que os serviços Google são pouco atualizados? O Gmail em português, por exemplo, mudou muito pouco. Mesmo o Gmail Labs com todas as suas novas funcionalidades, não possui muitas atualizações significativas/úteis, sem contar que provavelmente a maioria foi desenvolvida numa tarde.

O meu ponto é que os serviços do Google, não só o Gmail, demoram muito para sofrer atualizações significativas. Para mim, isso deveria ser uma oportunidade para outras empresas tentarem roubar mercado. No Google Reader, ainda estou esperando o Compartilhamento especial para grupos. Por que não surgiu nenhum leitor de feeds semelhante ao Reader, só que com mais funcionalidades? Algumas startups tentam, mas acabam mergulhando num mar de coisas inúteis, como o excesso de foco no lado "social".

Aliás, por que o Google Reader não usa a tecnologia do Google News/Blogsearch para agrupar itens de feed similares? Seria uma funcionalidade perfeita pra evitar ler a mesma notícia 20 vezes.

Outro exemplo é o próprio Blogger, serviço que hospeda este blog, que joga todas as suas atualizações num tipo de versão beta do serviço, o Blogger in Draft. Enquanto a versão "oficial" continua com pouquíssimas atualizações.

Alguém sabe quantos funcionários do Google trabalham em cada serviço? Sei que mais da metade deles trabalha com a máquina de busca e AdSense/AdWords, mas e os outros serviços?

Será que os serviços do Google são melhores que os concorrentes, ou os usamos apenas por inércia?

3 comentários:

Ricardo de Santana disse...

Ola Felipe!
Bom, o Google pode ser lento para essas questões(digamos...técnicas!!), mas parece estar na velocidade da luz quando o assunto é gerar receitas. O Youtube começou a ganhar links "clik to buy". E será questão de tempo até o Orkut começar a gerar recursos consideraveis. São canais com muito potencial de ganho, pela enorme audiência gerada.
Assim a origem desses "problemas" seria a falta de meios para monetiza-los e serem fontes de lucro????
Portanto, deixem esses serviços como estão.....
Abraços!!

Felipe Hummel disse...

Opa Ricardo. Obrigado pelo comentário.

Realmente, o que dá dinheiro pro Google são os anúncios, principalmente na página de buscas deles.
No Youtube e em redes sociais eles ainda não conseguiram a fórmula certa para colocar anúncios.

Abraço!

kirux disse...

Alguns serviços, como o Reader, não tem base de usuários suficiente para que sejam agregados serviços novos, porque não serviços, que como já falaram aí, não geram tanta receita pra eles, portanto, não é interessante investir neles.