terça-feira, 18 de novembro de 2008

Como funciona o Akinator, o Gênio!

Sei que já é um pouco velho (quase 1 mês já é velho na Web), mas quem não conhece, por favor conheça: Akinator

É um jogo que a partir de perguntas objetivas respondidas pelo usuário consegue "adivinhar" com uma precisão considerável em quem você estava pensando.

Uma pequena lista de quem o Gênio já adivinhou por aqui: biscoito falante do Shrek, bruxa do 71 (chaves), chupa-cabra, maísa (do SBT), wally (onde está wally?),  Bob (moleque do Caverna do Dragão), o um anel (Senhor dos Anéis) entre muitos outros (não sou tão vagabundo assim).

Aqui na faculdade ficamos discutindo que técnica/algoritmo eles usam pra fazer isso (nerd é dose).

A primeira intuição é a Árvore de Decisão, uma técnica que classifica um determinado objeto de entrada baseando-se nas respostas a perguntas objetivas.

Entretanto, mesmo que o usuário erre uma pergunta ainda é possível que o Gênio advinhe seu personagem escolhido. Um comportamento estranho a árvores de decisão.

Uma outra forma de enxergar o problema é que cada pessoa/personagem/coisa no jogo seja representado por um ponto num espaço n-dimensional onde cada dimensão representa a presença ou ausência de uma característica, se ele é careca ou se é americano, por exemplo. A cada pergunta respondida este espaço vai sendo restringindo. Este é conceito é similar para problemas de classificação usando Support Vector Machine (ou só SVM).

Um detalhe é que no final ele mostra outras possíveis pessoas que ele poderia ter respondido. Ou seja, durante o jogo ele provavelmente guarda uma espécie de ranking das possíveis respostas.

Outra forma poderia ser dar "pontos" para as possíveis respostas. Por exemplo, se respondo a pergunta "ele é negro?" com Sim, pode-se atribuir uma quantidade X de pontos a todos os Negros do banco de dados. A cada pergunta dá-se pontos e depois ordena-se as pessoas. A resposta final é quem possui mais pontos.

Por último, vale relembrar que o banco de dados (gigantesco, aliás) é constantemente realimentando pelos próprios usuários, adicionando pessoas, perguntas e fotos. Então, a tendência é o jogo ficar cada vez mais completo e talvez mais preciso.

Não preciso dizer, também, que uma hora esse jogo vai ficar sem graça. Enquanto não fica, ficamos aqui brincando. Alguém arrisca um palpite de como ele é feito?

Leia também:

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Como deixar seu Desktop limpo!

Todo mundo tem ou já teve esse problema. As coisas vão acumulando no Desktop do computador e quando você percebe não dá nem pra enxergar o papel de parede.

Vou comentar alguns pontos que me livraram desse problema e espero que ajudem vocês também:


Nunca deixe o seu Desktop como pasta de Downloads do Navegador

Evite esta prática, por que facilita a bagunça. Coloque os downloads em outro lugar, nem que seja em uma pasta "downloads" na própria área de trabalho.
Desta forma, você sabe que tudo que tu baixou vai estar naquela pasta e não em algum lugar obscuro dos 200 ícones da área de trabalho.


Atalhos para programas? Só os que você REALMENTE USA!


É comum instalar um novo programa e deixar um atalho de execução no Desktop. Evite! Instalou, criou atalho? Tira na mesma hora.
Deixe apenas os aplicativos que você usa todo ou praticamente todo o dia.
Se você usa programa de mensagens (MSN, Gtalk) toda vez que entra no computador, não precisa colocar um atalho, configure-os para inicializar junto com o computador.


Agrupe arquivos relacionados


É comum baixarmos vários arquivos (PDFs, músicas, vídeos) relacionados e enquanto estamos pesquisando queremos ter rápido acesso a estes arquivos, por exemplo, músicas ou vídeos de um artista ou PDFs sobre um determinado assunto. Neste caso, crie o mais rápido possível uma pasta separada dentro da sua pasta de downloads (fora do Desktop!).

Se você não quiser criar uma pasta, pelo menos agrupe visualmente os arquivos relacionados em um canto da pasta. Você tem liberdade pra brincar com a posição dos ícones, use-a.

O mais óbvio

Não deixe acumular! Na medida do possível, dê uma olhada de vez em quando na sua área de trabalho e remova ou mova de lugar coisas que não deveriam estar ali. Deixe apenas coisas que você realmente quer ter a vista nos próximos dias, como arquivos de um trabalho ou projeto.


Alguém tem mais alguma dica?